fbpx

Mini usina hidrelétrica economiza R$ 500 na conta de luz

Já imaginou que maravilha economizar até 500 reais na conta de luz todo mês?


mini usina hidrelétrica
PUBLICIDADE ANUNCIE

Já imaginou que maravilha economizar até 500 reais na conta de luz todo mês? Você e provavelmente todo mundo que vai conhecer uma micro usina hidrelétrica.

O equipamento tem capacidade para produzir 720 kilowatts/hora por mês. Essa potência representaria uma economia de 500 reais na conta de luz. E se você não consome isso tudo de energia, dá para abastecer casas de amigos ou de parentes que moram perto de você. As informações são do CICLOVIVO.

Leia também: 

Menino de 7 anos tem sua própria empresa de reciclagem 

Cisterna de estudantes do Pará é finalista de concurso internacional

A principal exigência para instalar a mini usina é ter uma fonte de água próxima: um pequeno rio, riacho ou até um vertedouro. É importante que haja uma disponibilidade mínima de água e uma queda natural por gravidade de 15 metros de altura ou mais, já que a correnteza precisa ser forte o suficiente para acionar a turbina da usina.

mini usina hidrelétrica

PUBLICIDADE ANUNCIE

Ainda em fase de aprimoramento, o equipamento foi aprovado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia) e atende todas as normas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Felpe e Juliano são fundadores da startup Metha, responsável pelos ajustes finais do protótipo da usina. Eles irão usar o prêmio de 1 milhão de reais que ganharam do programa Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep) para selecionar as empresas que produzem os equipamentos necessários e instalar sua linha de produção em larga escala.

mini usina hidrelétrica mini usina hidrelétrica

A estimativa é que um gerador com um módulo custe 19 mil reais. Mas, caso o usuário decida instalar mais um módulo, o valor adicional será menor. A vantagem do equipamento extra está na possibilidade de aprimorar a produção de energia, evidentemente, mas também garantir o funcionamento da usina se um dos sistemas parar de funcionar. Em tese, a produção em larga escala reduzirá o preço da unidade.

crédito das fotos: Reprodução/Metha Soluções

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar