Neste bairro australiano moradores podem colher alimentos na rua de graça


moradores podem colher alimentos na rua de graça
715 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Cada vez mais comum a prática de hortas comunitárias nas cidades, oferecendo alimentos fresquinhos e sem custo, uma forma incrível tanto de conscientizar os moradores, como de promover uma alimentação saudável.

Fora que, ao envolver a comunidade toda, cria-se um maior senso de coletividade, algo cada vez mais importante em nosso mundo.

Por exemplo em Sunshine Coast, região australiana de Queensland, os moradores do bairro Buderim uniram-se e passaram a plantar alguns dos seus próprios alimentos pelas calçadas ao longo de 11 ruas.

E quem pensa que começaram a fazer isso apenas ultimamente, agora que o tema é mais conhecido engana-se. Eles plantam desde 2009, tanto que até ganharam o apelido de Lar das Hortas Urbanas.

“Tudo começou com decisão de plantar limões, e depois evoluiu para essa noção de que, se colocarmos os limões para na rua, as pessoas poderiam colher para usar para qualquer coisa que elas quisessem”, disse a arquiteta e moradora Caroline Kemp ao ABC News.

Quem passeia por lá depara-se com vegetais, frutas, temperos e ervas diversas. Só em 2015, eles colheram 900 quilos de banana e 300 quilos de repolho sem custo nenhum.

E ninguém de lá é obrigado a participar ou plantar, mas todos ajudam e o laço criado entre eles os tornaram uma comunidade muito unidade e cuidadosa. “Prezamos a coesão entre os diferentes domicílios, que agora está acontecendo, inclusive, em um nível intergeracional – desde a criança mais nova até o aposentado de noventa anos”, conta o co-fundador da ideia, Duncan McNaughty em entrevista para a ABC News.

7341526-3x2-700x467

7342066-3x2-700x467

streetfood01

streetfood02

streetfood03

streetfood04

streetfood05

streetfood06

streetfood07

Fonte: The Green Post e ABC News

Fotos: ABC News


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista