Paraná já possui ponto de compartilhamento de veículos elétricos


17130 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Em dezembro de 2016, a usina Itaipu Binacional inaugurou seu primeiro posto de compartilhamento de veículos elétricos. Desde então, foram inaugurados mais três postos, o último em agosto deste ano.

A frota de 11 carros elétricos do modelo Twizy já contabiliza mais de 7.600 quilômetros rodados dentro da empresa, deixando de emitir quase uma tonelada de gás carbônico na atmosfera. A tecnologia foi desenvolvida pela Itaipu em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias de Mobilidade de Portugal. Os automóveis são controlados através de um aplicativo para smartphones.

“Você faz a reserva do carro e inicia as transações. Tudo via celular! É diferente de quando você reserva um carro e fica o dia inteiro com ele – parado, na maioria do tempo. No compartilhamento de carros você visa atender mais pessoas com menos carros”, explica Mateus Gimenez, analista de sistemas do Parque Tecnológico de Itaipu.

Por enquanto, o uso dos carros elétricos é restrito aos funcionários da usina. Mas, segundo Gimenez a ideia é que a tecnologia possa ser replicada para as cidades. Ele lembra que algumas cidades do mundo já utilizam o sistema de compartilhamento de carros:

“Hoje em dia com o preço de se ter um carro, vagas e tudo mais, está ficando cada vez mais elevado, a tendência é que o bem seja compartilhado. Existe em outras cidades do mundo e com o passar do tempo vai ficando mais comum. Mas com certeza vai dar certo fora também. Aqui dentro é um caso mais tranquilo por ser um ambiente fechado e não está sujeito a questões de roubo, também de depredação de patrimônio, mas isso é um programa comum em outras cidades do mundo.”

Com informações do Web Rádio Água

fotos: DI Itaipu



Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar