Esta película para telhados substitui o ar-condicionado com zero consumo de energia


ar-condicionado a partir de película
28915 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Nos dias quentes de verão, não tem quem abra mão de um bom ar-condicionado para suportar as altas temperaturas, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar.

Mas, não é todo mundo que tem o luxo de um aparelho de ar-condicionado. Algumas pessoas não o tem por motivos financeiros, outras, mais preocupadas com o meio ambiente, porque o ar-condicionado emite gases do efeito estufa (CO2 e HFC), ligados ao aquecimento global.

Mas, acaba de surgir uma alternativa acessível a todos os bolsos, mais “verde” e tão eficiente quanto o ar-condicionado tradicional. A invenção é de dois pesquisadores da Universidade do Colorado, EUA. Ronggui Yang e Xiabo Yin criaram uma película capaz de refrigerar ambientes sem a necessidade de usar gás refrigerador e energia elétrica. O estudo foi publicado na semana passada pela revista Science.

pílulas para telhado substituem ar-condicionado 3

A película simula o processo de filtragem dos raios solares que incidem sobre a atmosfera da Terra. A atmosfera permite que alguns comprimentos de onda vermelha, que carregam calor, escapem para o espaço sem obstáculos. O que os cientistas Yan e Yin fizeram foi converter o calor indesejado em radiação infravermelha no comprimento exato de onda que o planeta manda para fora.

Já o filme criado pelos cientistas é feito de polimetilpenteno, um tipo de plástico transparente encontrado no comércio, com a adição de pedrinhas de vidro. Revestido de prata em apenas um dos lados, o material é transformado em lâminas com espessura de 50 milionésimos de metro.

Leia também:

Cão empurra todos os dias a cadeira de rodas do seu dono com deficiência

Aposentada doa dinheiro de prêmio para tratamento de bebê com doença rara

Pessoas colhem seus próprios alimentos direto da terra no “Apanhe e Pague” no RS

Quando a película é colocada sobre o telhado de uma casa, o lado prateado deve ficar por baixo. Assim, a luz solar é refletida pelo lado prateado através do plástico, o que impede o aquecimento da casa. Além disso, o calor interno também é liberado para a atmosfera.

pílulas para telhado substituem ar-condicionado 2

O poder de refrigeração da película é de 93 watts por metro quadrado. À noite, sua capacidade é ainda maior. Segundo os pesquisadores, cerca de 20 metros quadrados do filme são suficientes para manter a temperatura de uma casa comum em 20°C num dia em que os termômetros marcam 37°C.

Com informações do ECOGUIA.net / Fotos: Universidade do Colorado/Reprodução


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista