fbpx

Revitalização de nascentes gera lazer para comunidades em BH

“É a única área de lazer para os meninos brincarem aqui no bairro."


A Prefeitura de Belo Horizonte está transformando nascentes de água que estavam abandonadas em espaços de lazer para comunidades de diferentes bairros da capital mineira.

O Projeto de Preservação de Nascentes Urbanas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e do Comitê do Rio das Velhas, realizada a partir dos Subcomitês das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Arrudas e Onça, como o apoio de uma equipe da Escola de Arquitetura da UFMG.

A primeira parte do projeto fez intervenções em nove nascentes pré-selecionadas. O trabalho também envolveu a realização de atividades de educação ambiental e a promoção de campanhas de amostragem da qualidade da água nas nascentes.

Uma das nascentes recuperadas, em março de 2017, fica nos fundos da Escola Municipal Jardim Felicidade. “É a única área de lazer para os meninos brincarem aqui no bairro”, disse Eliane Vieira Santos, moradora do bairro que leva o mesmo nome da escola, na região Norte da cidade.

Segundo Humberto Marques, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e conselheiro da SMMA, o trabalho de revitalização é essencial para a manutenção das nascentes. “O engajamento da comunidade que está em torno de cada uma delas foi primordial para o resultado positivo dessas ações. Em todas as nascentes recuperadas, o cuidado com a preservação vem se mantendo”, explicou.

A Escola Municipal Santos Dumont, na região Leste de Belo Horizonte, é outra escola que teve sua nascente recuperada. Maria do Carmo Gomes, diretora do colégio, disse que a nascente se tornou parte da educação ambiental das crianças com trabalhos pedagógicos e atividades.

“Estamos usando o espaço com atividades lúdicas com os alunos do colégio. Eles passaram a ter esse contato com a natureza com mais frequências.”

A Prefeitura informou que irá recuperar mais quatro nascentes na segunda etapa do projeto. A continuidade do programa prevê a revitalização de nascentes nos bairros Havaí, Santa Lúcia e Diamante, em BH, e no bairro Nações Unidas, em Sabará, cidade vizinha.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte

fotos: Prefeitura de BH


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar