Servidor de Salvador que for pedalando até trabalho ganha folga extra

Inicialmente, o projeto vai valer apenas para os 144 servidores da secretaria de Cidade Sustentável.


salvador bicicleta

O servidor público de Salvador ganhou um motivo a mais para usar a bicicleta como meio de transporte da sua residência até o trabalho.

Um projeto experimental da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) dará um dia de folga a mais no mês para o servidor que fizer o deslocamento em cima da magrela durante 15 dias em Salvador.

Inicialmente, o projeto vai valer apenas para os 144 servidores da secretaria de Cidade Sustentável. “É uma iniciativa que foi pensada como um incentivo do uso da bicicleta para além do lazer. Queremos que o nosso servidor deixe o carro em casa e possa se relacionar com a cidade de outra forma”, disse o secretário André Fraga à Folha de S. Paulo.

“Salvador precisa de menos carros nas ruas e nós, moradores, de uma vida mais saudável. A integração da bicicleta ao cotidiano do trabalhador e da cidade ajuda na redução das emissões de gases de efeito estufa, melhora a qualidade do ar, ajuda no combate ao sedentarismo e promove a mobilidade ativa”, destaca Fraga.

Para usufruir do benefício, o servidor terá que comprovar o seu deslocamento por meio de uma declaração. Deverão constar no documento os dias em que ele utilizou a bike para ir ao trabalho, as assinaturas do beneficiado e do servidor encarregado de exercer a fiscalização do uso do transporte. Depois, o documento deverá ser encaminhado à Coordenadoria Administrativa do órgão até o quinto dia útil de todo mês.

Para o servidor Eleandro Pereira, que pedala dez quilômetros todos os dias da casa, no bairro Pernambués, até o Parque da Cidade, no Itaigara, onde trabalha, a decisão aumenta sua vontade de continuar pedalando e “de motivar outros colegas a fazer o mesmo”. “Vou de bicicleta para o trabalho todos os dias. Não pego engarrafamento, exercito meu corpo e ainda ajudo a não poluir a cidade.”

Com informações do CICLO VIVO / Foto: Kristin Tieche/Divulgação

Comentários no Facebook

Acessar

Não tem uma conta?
REGISTRAR

Resetar senha

Voltar para
Acessar

REGISTRAR

Logar

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista