Surfistas criam lixeira marinha que suga o lixo e filtra a água


lixeira
721 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Chamada de revolução para limpeza dos oceanos, a lixeira tem baixo custo, funciona 365 dias por ano e apenas uma unidade tem capacidade de coletar mais de meia tonelada de lixo por ano.

Os surfistas Australianos, Andrew Turton e Pete Ceglinski cansados de encontrarem lixo no mar resolveram pensar em uma solução para limpar as águas do oceano. Eles criaram o projeto Seabin.

Com um design simples, a lixeira marinha funciona similar a um aspirador: ela cria um fluxo de água através de uma bomba que produz uma leve sucção do lixo – plástico, papel, óleos, combustível.  O material fica preso no filtro de fibra natural e a água limpa retorna ao mar.

Essa lixeira flutuante é capaz de armazenar até 1,5 kg de resíduos diariamente, equivalentes a mais de meia tonelada por ano. Imaginem o que centenas ou milhares de lixeiras como essa podem fazer pelo meio ambiente.

Considerada pelos criadores uma solução simples e de baixo custo, estimado em 20 dólares de manutenção mensais. O projeto foca nos portos, marinas e clubes náuticos por considerarem lugares ideais para começar a limpar o oceano, devido à combinação de altos níveis de atividade humana e consequentemente sujeira e poluição.

A lixeira trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana e se mostrou muito segura para a vida marinha. Ela não apresenta nenhum perigo para peixes ou qualquer outro ser marinho, que serão beneficiados ao se reduzir o risco de ingerir esse lixo.

A ideia deu tão certo que eles largaram seus empregos para se dedicarem integralmente ao projeto que já tem mais de quatro anos de testes e desenvolvimento. A produção começou em casa, com recursos financeiros de uma campanha de financiamento coletivo, mas vêm ganhando proporções mundiais. A talentosa proposta foi levada pelos inventores surfistas à Mallorca, na Espanha, onde se encontram muitas marinas e ganha apoiadores por todo o mundo.

lixeiraFotos: Reprodução Seabin


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista