Virada Sustentável de SP traz centenas de atrações gratuitas com foco em bem estar e meio ambiente


Virada Sustentável
46 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Já começou a 7ª edição da Virada Sustentável em São Paulo, que acontece até o dia 27 de agosto em diversos pontos importantes da cidade. A programação do maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade do Brasil reúne centenas de atrações gratuitas, envolvendo shows, exposições, palestras, aulas de meditação e atividades especiais.


Ouça e entenda tudo sobre o evento! Clique no play acima!

O evento ocupa pontos importantes da cidade como o Parque Ibirapuera, o Unibes Cultural e diversos espaços na região da avenida Paulista como a Japan House, o Conjunto Nacional e os parques Mario Covas e Trianon, unidades do SESC-SP e dezenas de outros locais da capital. Ao todo, são mais de 500 atividades que propõem uma visão ampla, positiva e inspiradora da sustentabilidade em temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros.

Entre os destaques, na sexta-feira (25), terá meditação no escuro às 20h, com os Trovadores Urbanos e participação especial de Monja Coen, precedido do show do Boleirinho, na Unibes Cultural. Haverá ainda a Tenda Zen, no Parque Ibirapuera. É um espaço voltado para meditação e atividades como Experiência de Paisagismo Interno, Dança dos Elementos, Aula de Evolução Plena, que mescla diferentes técnicas de autoconhecimento, e Energização Coletiva com Luana Ferreira, da Natural Vibe. A Tenda Multicultural, também localizada no Parque do Ibirapuera, oferecerá ainda atrações como aulas de Yoga Para Crianças, no sábado, e a Vivência de Shantala, no domingo.

No sábado (26), a Horta FMUSP, localizada na Faculdade de Medicina da USP, na avenida Dr. Arnaldo fica aberta para uma visita guiada com oficinas sobre as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) e degustação de pratos preparados com elas. Dentro da área de moda, a Faculdade Santa Marcelina recebe a oficina de Upcycling – desenvolvimento de acessórios com resíduo têxtil, com a estilista Maria Eugênia Miluzzi, gestora do projeto “Piracaianas Upcycling Design”. Em seguida haverá os debates “Inovação, Sustentabilidade e Moda” e sobre a Ressignificação de Consumo e Desconstrução de Gênero na Moda.

A Mostra Ecofalante na Virada Sustentável ocupa o Auditório do Unibes e apresenta mais um recorte de sua programação, desta vez com “Caminho dos Gigantes” (Brasil, 2016, 12’) de Alois Di Leo, “Doce Mentira” (Canadá, 2015, 91′), de Michèle Hozer e “Cheirando Mal” (EUA, 2015, 91′), de Jon J. Whelan. Haverá ainda uma série de palestras e atividades em torno do Fashion Revolution Day, como a Roda de conversa: Igualdade, Trabalho, Mulher e Moda. Haverá ainda o bloco Bangalafumenga, além de Marcelo Jeneci & Tulipa Ruiz, em uma apresentação conjunta, inesquecível do show “Dia a Dia, Lado a Lado” no Parque Ibirapuera.

No domingo (27), o Parque Mário Covas recebe uma programação zen especial, como uma aula de O-DGI Open, uma prática marcial realizada por meio de posturas de empoderamento, movimentos e músicas pré-selecionadas. Outro destaque fica por conta da apresentação de Yoga e música clássica indiana com Bruna Dias e Fábio Kidesh, além do show da cantora e compositora Nicole Salmi e da DJ Lara Luzuah, criadora do Festival Ilumina na Chapada dos Veadeiros. Já o Parque Ibirapuera recebe Arnaldo Antunes no palco, às 17h.

No mesmo dia, o espaço Brahma Kumaris oferece a oficina “Desperdício de alimentos, um reflexo de insustentabilidade interior”, que tem como objetivo criar um espaço de reflexão que motive não apenas o uso integral dos alimentos, mas que desperte o entendimento de que toda ação de mau uso dos recursos naturais acontece antes em nosso espaço interior devido à ausência de foco em valores como cooperação, empatia e cuidado.

Durante a programação da Virada, a Livraria da Vila recebe a Feirinha Positiv.a, feira de produtos orgânicos e ecológicos cujo objetivo é mostrar ao público diversas soluções sustentáveis presentes no mercado. O evento traz produtos feitos visando gerar menor impacto no meio ambiente e na vida das pessoas, como as composteiras para colocar lixos e cisternas para captação e armazenamento de água da chuva, além de produtos de limpeza consciente, snacks saudáveis e embalagens biodegradáveis.

O Centro Cultural São Paulo vai receber o 4º Festival de Agricultura Urbana, com microcursos e oficinas, debates, exposição e mutirão para plantio de mudas e troca de sementes na Horta do CCSP. O local abriga ainda uma feira gastronômica com comidas naturais, quitutes veganos e com receitas de refugiados que moram em São Paulo, além da Feira da Agricultura Paulistana, somente com hortaliças produzidas pelos agricultores urbanos de São Paulo.

Até o dia 27 de agosto, o bairro da Vila Leopoldina, localizado na zona Oeste de São Paulo, vai receber o Circuito Integrado Pela Sustentabilidade, com uma série de ações que envolvem escolas e moradores da região como cinema ao ar livre, mutirão para recuperação de praças e ruas, oficinas, palestras e coleta de resíduos têxteis, entre outras atividades.

Um importante foco de atrações nesta edição, a rede SESC-SP vai oferecer atividades especiais dentro da programação da Virada Sustentável. Até o dia 27 de agosto, as unidades de Itaquera, Interlagos, Pinheiros, Vila Mariana e 24 de maio integrarão suas programações à Virada, com vivências ambientais, bicicletadas, passeios guiados e de observação pela natureza, caças a tesouros e oficinas. No SESC Pinheiros, a exposição RIOS DES.COBERTOS abre suas portas ao público, enquanto o recém-inaugurado SESC 24 de maio oferece observatório da paisagem deslumbrante do centro da cidade, entre outras atrações.

O Razões para Acreditar selecionou mais algumas atividades pra você curtir, seja em família, com as migas, o mozão ou sem companhia. O importante é aproveitar! Confira a programação completa no site oficial.

Dia 26 (sábado)

Tenda Zen
Data: 26 de agosto (sábado)
Horário: A partir das 10h
Local: Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Reggae Little Lions | infantil
Data: 26 de agosto (sábado)
Horário: 11h
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Brinca Yoga | infantil
Data: 26 de agosto (sábado)
Horário: 16h
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Dia 27 (domingo)

Aula de Evolução Plena
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 15h30 às 17h
Local: Tenda Zen no Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Detetives Ambientais | infantil
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h
Local: Sesc Interlagos – Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial

Yoga para Pais e Filhos
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h
Local:Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Vivência de Shantala
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h
Local:Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Meditação Para Pais e Filhos
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 11h
Local:Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Bloquinho da Alegria | infantil
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 15h
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Festival de Trocas – Trocaí e Casa 247
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h às 16h
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Oficina Se Eu Fosse Eu
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h
Local: Awaken Love House – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1247 – Vila Mariana

Kombi dos Sonhos – Respire Cultura | infantil
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 10h às 16h
Local: Parque Mário Covas – Av. Paulista, 1853 – Bela Vista

Awaken Love
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 11h
Local: Parque Mário Covas – Avenida Paulista, 1853 – Bela Vista

Yoga e Música Indiana – Bruna Dias e Fábio Kidesh
Data: 27 de agosto (domingo)
Horário: 11h30
Local: Parque Mário Covas – Avenida Paulista, 1853 – Bela Vista

Fotos: divulgação/Virada Sustentável/Trocaí/Feirinha Positiv.a


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista