fbpx

Aplicativo para explorar espaços culturais de SP dá bolsa de estudos

A ideia é aproximar alunos de escolas públicas de equipamentos culturais espalhados pela cidade.


aplicativo estudantes espaços culturais são paulo

Troque pokéstops e ginásios por monumentos, teatros, museus e outros quase 3,5 mil quinhentos espaços culturais da cidade de São Paulo, e você já sabe como funciona o game gratuito ‘Proacoins’.

Ele usa a mesma tecnologia de realidade aumentada do ‘Pokémon Go’. A ideia é aproximar estudantes de escolas públicas de equipamentos culturais espalhados pela cidade, usando um tipo de linguagem que eles conhecem.

O Proacoins foi criado pelo Instituto PROA, uma organização que apoia jovens que estão em busca do primeiro emprego, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Cultura e a empresa de tecnologia Oracle.

Leia também: Aplicativo convida pais a criarem histórias com os filhos

Os estudantes podem se divertir em mais de 10 mil tarefas. Conforme caminham, com o GPs do celular habilitado, eles são desafiados a conhecer a história de um monumento ou a visitar uma exposição próxima do local onde estão.

aplicativo estudantes espaços culturais são paulo

Após conhecer os espaços culturais sugeridos pelo app, o jogador deve participar de um quiz para ganhar pontos ou moedas virtuais – o jogador ganha de 100 a 200 pontos a cada desafio completado.

Os “proacoins” podem ser trocados por ingressos de cinema e até bolsas de estudos, como um programa de milhas. Porém, apesar do jogo estar disponível para qualquer pessoa, esses benefícios são exclusivos para alunos de escolas públicas.

aplicativo estudantes espaços culturais são paulo

É possível, por exemplo, trocar 3 mil pontos, facilmente acumulados durante um passeio na Avenida Paulista, por um ingresso de cinema. Com 120 mil pontos o benefício é uma viagem de intercâmbio de um mês na Oceania.

aplicativo estudantes espaços culturais são paulo

“Apesar de São Paulo ser uma cidade com uma super oferta de cultura, as pessoas não têm o costume de visitar museus, teatros e outros equipamentos. Com o aplicativo, queremos quebrar esse ciclo”, contou Lucas Salgado, coordenador do projeto, ao Porvir.

Futuramente, ele disse que os usuários poderão contribuir para a evolução do aplicativo enviando sugestões de espaços culturais e desafios.

O Proacoins está disponível para dispositivos Android e iOS.

crédito das fotos: Porvir


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar