fbpx

Bibliotecas de SP contam com óculos que transformam texto em áudio


bibliotecas de SP
PUBLICIDADE ANUNCIE

Um grande passo pela acessibilidade foi dado recentemente na maior capital do Brasil. As bibliotecas de São Paulo agora contam com óculos que transformam texto em áudio de maneira instantânea. A medida adotada pela Prefeitura Municipal amplia a oferta de ambientes inclusivos na cidade, seja para pessoas com visão reduzida ou até mesmo analfabetas.

O dispositivo em questão é o OrCam MyEye, distribuído no país pela “Mais Autonomia Tecnologia Assistiva”, que proporciona visão artificial portátil para dar mais autonomia a quem precisa. Uma pequena câmera inteligente acoplada nas hastes de qualquer óculos é capaz de fazer a leitura em voz alta de textos impressos ou digitais em qualquer superfície, auxiliando pessoas com algum tipo de deficiência visual, com déficit de atenção e dislexia.

Bibliotecas de SP tem óculos que transformam texto em áudio

Ao todo, 12 bibliotecas receberão 15 unidades do aparelho, sendo que até o momento já foi entregue na Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet, no bairro da Água Rasa, na Zona Leste. Na fase de testes, o equipamento será entregue nas unidades Mário de Andrade (Centro), Centro Cultural São Paulo (Zona Sul), Affonso Taunay (Zona Leste), Alceu A. Lima (Zona Oeste), Álvares de Azevedo (Zona Norte), Brito Broca (Zona Norte), Hans Christian Andersen (Zona Leste), Monteiro Lobato (Centro), Mário Schenberg (Zona Oeste), Paulo Duarte (Zona Sul), Paulo Sérgio Millet (Zona Leste) e Viriato Corrêa (Zona Sul).

PUBLICIDADE ANUNCIE

Leia também: Japonês passa dois anos plantando milhares de flores para esposa cega poder cheirar

O objetivo, porém, é que até 2020 todas as 54 bibliotecas da cidade tenham ao menos um par de óculos, facilitando o acesso à leitura de qualquer um dos 5 milhões de exemplares no acervo e não somente por braile ou áudiolivros.

Em São Paulo, há ainda a BiblioTech Espaço de Leitura, dentro da Unibes Cultural, que é de iniciativa privada. Aberta gratuitamente ao público de terça-feira a domingo, conta também com oito unidades do óculos de leitura em tempo real. O local oferece cerca de 1000 títulos, entre Literatura Universal, Brasileira, Portuguesa, best-sellers, infantojuvenil, autoajuda e outros gêneros.

Bibliotecas de SP tem óculos que transformam texto em áudio

Bibliotecas de SP tem óculos que transformam texto em áudio

Fotos: divulgação/Prefeitura de SP e OrCam MyEye

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar