Cafeteira sustentável portátil funciona sem energia elétrica, filtro ou cápsulas


cafeteira
7221 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

A cultura cafeeira está nas raízes brasileiras desde o período colonial. O café quentinho acompanha o dia a dia de muita gente, mas já imaginou a maravilha de ter uma cafeteira sustentável portátil que funciona sem energia elétrica, filtro ou cápsulas? Com o projeto do designer de produtos mineiro Maycon Aram, o objeto inovador já se tornou realidade!

Fabricada pela Aram Soulcraft, a cafeteira Aram começou a ser planejada em 2011 e inclusive já resultou em alguns prêmios de design. O parceiro de Maycon nessa empreitada é o barista Juca Esmanhoto, sócio na cafeteria curitibana Rause Café + Vinho.

Em 2016, teve um sucesso estrondoso durante o financiamento coletivo. Do valor de R$ 35 mil necessários para dar início a produção artesanal, foram arrecadados R$ 235 mil, um número bem acima do esperado, alcançado com a colaboração de 334 pessoas ávidas por café espresso.

Leia também:

Mães escolhem música para o nascimento dos filhos em Olinda

Ciclista sai de Porto Alegre e viaja mais de 1000 km para ver a filha em Florianópolis

Depois de adotar uma cadelinha, empreendedor tem uma surpreendente mudança de vida

O produto está disponível tanto na versão portátil quanto na versão com base de aço, para ser usada em casa. Dispensando energia elétrica, a cafeteira funciona semelhante ao método Prensa Francesa. O pó é compactado na parte de baixo e o porta filtro é encaixado na máquina. Depois são adicionados 80 ml de água quente e uma manivela deve ser girada para baixo, fazendo pressão, que resulta em uma xícara de café quentinha. O vídeo abaixo explica facilmente o processo:

O mais interessante é poder controlar a intensidade e o sabor do café a medida em que se manipula o pistão. Moagens diferentes também resultam em extrações diferentes, podendo se adaptar aos gostos de cada um. “Os objetos carregam muitas histórias, assim como cada um de nós. Nossas criações têm essa essência de resgatar a relação entre quem faz e quem usa (o produto)”, disse Maycon no vídeo promocional, ressaltando o trabalho dos artesãos responsáveis pela fabricação.

Abaixo, você pode conhecer mais sobre a Aram e seus criadores. Agora só falta o pão de queijo mineiro quentinho para acompanhar!

Fotos: Divulgação



Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista