fbpx

Cientistas criam aparelho que extrai água até mesmo do ar do deserto


PUBLICIDADE ANUNCIE

E mais uma vez, viva a tecnologia! Isso porque, cientistas e pesquisadores do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Berkeley, na Califórnia – EUA, criaram um dispositivo capaz de extrair água do ar, mesmo em regiões extremamente secas, como os desertos.

O melhor de tudo é que o MOF – Metal-organic framework (Moldura “metal-orgânica”) funciona a partir de uma mistura de partes orgânicas e de íons de metal e não precisa estar ligado a nenhuma fonte de energia, sendo totalmente passivo. Através de uma grande superfície de contato, ele é capaz de “prender” as moléculas de água do ar.

Relacionado: Brasileiros criam tecnologia de dessalinização de água que gasta menos energia

O funcionamento é mais ou menos esse: durante à noite, ele captura as moléculas de água presentes no ar, para então de dia, poder liberá-las para o reservatório usando a luz solar. Segundo teste feito no Arizona, uma das regiões mais secas dos Estados Unidos onde a umidade do ar é de apenas 10%, o MOF foi capaz de coletar 250 ml de água por quilo, ao longo de um dia.

Além do mais, este aparelho quase não oferece manutenção, dificilmente quebra e não deixa nenhum tipo de impureza na água coletada. A água coletada pode ser usada na agricultura ou até mesmo para outros usos.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Evelyn Wang, que é uma das principais pesquisadoras envolvidas no projeto, o próximo passo é aperfeiçoar ainda mais o aparelho para que ele possa ser mais eficiente: “Esperamos ter um sistema capaz de produzir litros de água” A ideia, é justamente usá-lo para abastecer casas em regiões desérticas.

Dá uma olhada no vídeo abaixo para entender como ele funciona:

Se o MOF for mesmo capaz de produzir uma grande quantidade de água, ele resolverá um dos maiores problemas da humanidade, que é a escassez de água em determinadas regiões. Estamos torcendo!

Com informações de Olhar Digital

Foto: reprodução vídeo Youtube / UC Berkeley

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar