Gerdau promoveu primeiro Hackathon de Construção Civil para comunidades no Brasil


36 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

A Gerdau apoiou entre os dias 17 e 19 de novembro, o primeiro Hackathon da construção civil para comunidades em Recife, o Hack.Habite, uma maratona de hackers que se unem em torno de um propósito de gerar propostas de melhorias habitacionais e alternativas mais eficientes. A iniciativa é resultado de uma parceria com a  Habite (startup especializada em democratizar serviços de arquitetura para classe C e D), a Trampolim Academy (plataforma de experiências e conhecimento em Design) e o Porto Digital, parque tecnológico do Recife. O projeto tem como objetivo auxiliar microempreendedores individuais que trabalham em casa e necessitam otimizar o espaço de trabalho no ato da reforma de suas casas por meio do desenvolvimento de alternativas eficientes para a metodologia dos projetos, das técnicas construtivas e do uso de materiais. Atualmente, a cidade conta com 250 mil moradias em condições inadequadas de habitualidade.

Durante 54 horas de atividades no evento, cerca de 30 estudantes de engenharia, arquitetura e design, divididos em 6 equipes, propuseram soluções para problemas habitacionais de três microempreendedoras locais, que dividem o local de trabalho junto à residência, utilizando a metodologia de design thinking para atender as necessidades de cada empreendedora de forma simples e eficaz. Os universitários participaram de dinâmicas e palestras com conteúdos como o portfólio de produtos da Gerdau e móveis da Bortolini, que contribuíram para o desenvolvimento das soluções.

“Compreendemos que Habitação de Interesse Social é um desafio que não pode tratar apenas habitabilidade, precisa alinhar-se com a renda dos moradores. Por isso, na proposta do projeto de melhoria dessas casas, queremos priorizar o espaço de trabalho das pessoas, buscando aumentar a eficiência com soluções que utilizem o aço, em suas diversas funcionalidades”, afirma Eli Andre de Barros Filho, gestor da usina da Gerdau em Recife.

Os resultados foram apresentados no último domingo (19) e foram focados em duas frentes: dar condições mínimas com melhorias na estrutura física das casas e proposta de mobiliário utilizando aço, para otimizar os espaços e auxiliar na organização e separação do ambiente de trabalho do de moradia.

Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Fotos: divulgação


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista