fbpx

Comunidades indígenas do México criam sua própria rede de telefonia móvel

Comunidades indígenas de cinco estados mexicanos desafiam grandes empresas de telefonia: ligações e mensagens gratuitas!


PUBLICIDADE ANUNCIE

Cansados do serviço de telefonia móvel ruim nas zonas rurais, comunidades indígenas de cinco estados do México decidiram criar sua própria rede móvel. O serviço oferece ligações e mensagens gratuitas dentro da rede.

Só existe tarifa para falar com usuários de empresas comerciais: 50 centavos de pesos mexicanos para números fixos; 80 centavos para chamadas para celular e 29 centavos para chamadas para os Estados Unidos. Esta última tarifa beneficia pessoas que têm parentes na ‘Terra do Tio Sam’.

A criação dessas redes foi possível graças a uma concessão estabelecida na reforma das telecomunicações no México, de Uso Social e sem fins lucrativos – o dinheiro arrecadado é investido na própria concessão.

Presentes em comunidades dos estados de Chiapas, Guerrero, Oaxaca, Puebla e Veracruz, as redes formam a associação de Telecomunicações Indígenas Comunitárias A.C. Atualmente, existem 18 redes indígenas em operação, que atendem 3500 usuários.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Como funciona?

A pessoa deve registrar o seu celular na rede e escolher um número novo. O registro tem um custo de 42 pesos. Deste valor, 15 pesos são destinados à manutenção e suporte técnico da rede; outros 15 ficam para a comunidade e servem para pagar gastos de operação, como energia elétrica e internet; dois pesos vão para um fundo de seguro compartilhado para dar apoio às redes em caso de acidentes ou intempéries e os 10 pesos restantes são para o usuário, que tem direito a chamadas e mensagens ilimitadas dentro da rede.

E a internet?

A meta é oferecer o serviço de internet móvel no início deste ano, para que os usuários possam utilizar aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, entre outros.

Com informações do GCM

foto: desInformémonos

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar