Jovens de baixa renda criam barraca-mochila para moradores em situação de rua

É aquela história: quem menos tem é quem mais ajuda!


10130 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

banner reservaO número de sem-teto em Los Angeles, na Califórnia (EUA), disparou nos últimos anos. Impactados por um problema que afeta toda a população, alguns moradores começaram a propor soluções.

Entre eles, um grupo de doze estudantes da San Fernando High School. Apesar da falta de conhecimentos técnicos, as jovens desenvolveram uma barraca alimentada por energia solar que se transforma em uma mochila. Assim, os moradores em situação de rua terão um lugar quente para dormir e 100% móvel.

As estudantes foram recrutadas pela DIY Girls, uma organização sem fins lucrativos que oferece formação para jovens de baixa renda nas áreas de tecnologia e engenharia. A diretora executiva da DIY Girls supervisionou o projeto e ajudou onde o pôde, mas a ideia e a execução foi das meninas.

Com a ajuda de vídeos do YouTube e muita pesquisa no Google, as adolescentes trabalharam ao longo de um ano para produzir a barraca-mochila, misturando técnicas de costura, codificação e impressão 3D.

Todo essa dedicação foi recompensada, já que as inventoras receberam uma doação de US$ 10.000 do programa Lemelson, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), para aprimorar ainda mais o projeto, e irão apresentar sua invenção no EurekaFest, do MIT.

Vindas de famílias de baixa renda, as estudantes quase não conseguiram embarcar para a viagem, mas graças a uma campanha no site GoFundMe elas levantaram US$ 10.000, e estão a caminho do festival de inovação. Uma conquista mais do que merecida para essas jovens inventoras, que se dedicam a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Fotos: Divulgação

barra reserva


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista