fbpx

Engenheiro cria robô que evita vazamento de trilhões de litros de água

O engenheiro chinês criou um robô que detecta fraturas em tubulações pela força de sucção dos vazamentos.


engenheiro cria robô evita vazamento água tubulações
PUBLICIDADE ANUNCIE

O engenheiro chinês You Wu, 28 anos, desenvolveu um robô capaz de evitar o vazamento de trilhões de litros de água que correm por tubulações.

Wu cresceu cercado pelo racionamento de água na comunidade onde viveu até arrumar as malas e se mudar para os Estados Unidos.  Na terra do Tio Sam, ele começou a estudar maneiras de reduzir a escassez de água. As informações são da revista Galileu.

Leia também: No Ceará, homem constrói poço dentro do quarto e compartilha água com moradores

Dez anos depois, formado pelo renomado Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), Wu junto com outros cinco colegas engenheiros desenvolveu o Lighthouse, um robô que consegue fluir com a corrente de água e detectar fraturas em tubulações pela força de sucção dos vazamentos.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Já faz um tempo que existem métodos de detecção de vazamentos no mercado, apesar de não oferecerem a solução mais confiável para o problema, principalmente nas áreas urbanas, onde a poluição sonora atrapalha a captação dos sons causados pela vibração e pressão reduzida dos tubos.

Wu garante que o Lighthouse opera sem problemas na zona urbana e rural. O robô foi desenvolvido para inspecionar as tubulações sem interromper o fornecimento de água. Ele cria um mapa que avisa aos operadores das tubulações onde está o vazamento, seu tamanho e ainda a probabilidade de ocorrer um desastre.

“Meu objetivo é colocar nossas ferramentas robóticas nas mãos de técnicos da área de cada cidade do mundo, para que cada uma delas possa ter menos perda de água causada pelos vazamentos e possam dar mais apoio ao crescimento da população”, conta Wu em entrevista ao Business Insider.

O protótipo já foi testado no Reino Unido, na Arábia Saudita e no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Também foi indicado ao Prêmio James Dyson, uma competição internacional de design.

crédito da foto: Reprodução/Business Insider

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar