fbpx

Austrália asfalta ruas com toners de impressora reciclados

100 cartuchos de toners de impressora são capazes de pavimentar até uma tonelada de asfalto.


austrália pavimenta ruas toners impressora
PUBLICIDADE ANUNCIE

Tão efetivo quanto o asfalto tradicional na eliminação de buracos nas ruas, mas menos poluente, pois emite menos gás carbônico (CO2) na atmosfera.

Isso é o que garantem as empresas Downer e Close the Loop, criadoras do material batizado de TonerPave, uma mistura química de cartuchos de impressoras e que começou a asfaltar ruas e avenidas na Austrália. As informações são do CICLOVIVO.

Leia também: Tecnologia na Holanda recicla papel higiênico para ser usado como asfalto

Segundo a Close the Loop, cerca de 100 cartuchos de toners de impressora são capazes de pavimentar até uma tonelada de asfalto. Durante os testes, percebeu-se que o material oferece uma rigidez maior na pavimentação, oferecendo um melhor custo-benefício, já que a demanda de manutenção diminui.

O TonerPave também não necessita de maquinário especial para sua aplicação – pode ser aplicado com o mesmo equipamento utilizado pelo impermeabilizante à base de betume, o mesmo usado na aplicação do asfalto tradicional.

PUBLICIDADE ANUNCIE
austrália pavimenta ruas toners impressora
Com 100 cartuchos de toners é possível pavimentar até uma tonelada de asfalto

O Polímero de Toner Modificado (“Modified Toner Polymer”, em inglês) é o principal produto na composição do TonerPave. Ele é feito a partir do resíduo do pó dos toners de impressão pós-consumo, predominantemente de plástico, embora possua cera, minerais e pigmentação em sua composição.

A Close the Loop já coletou e reciclou 22 mil toneladas de cartuchos de toners e de tintas, desde em 2001. Destes, cerca de 80% eram cartuchos toner. A empresa utilizou 30% do material para a própria indústria – o restante, aproximadamente 1,6 mil toneladas de pó de toner e impressão, foi utilizada como insumo para o TonerPave.

A empresa afirma que esses números poderiam ser maiores, se a população australiana fizesse o descarte correto do material. Em geral, as pessoas jogam o material no lixo comum, limitando o acesso da Close the Loop à matéria-prima do TonerPave.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Fotos © Jamie Williams/Reprodução

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar