EUA: Suprema corte legaliza o casamento igualitário em todo o país


0 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

O site Lado Bi acabou de publicar, e estamos muito felizes por compartilhar o assunto com vocês:

A Suprema Corte dos Estados Unidos acabou de declarar inconstitucionais leis estaduais que proibiam casamentos homoafetivos, para todos os efeitos levando o casamento igualitário ao país inteiro, uma decisão histórica.

“Nenhuma união é mais profunda que o casamento, pois ela incorpora os ideais mais altos do amor, fidelidade, devoção, sacrifício e família”, escreveu o juiz Anthony Kennedy, um dos cinco juízes que deu voto favorável ao casamento igualitário. “Tudo que pedem é a mesma dignidade para todos perante a lei. A Constituição lhes garante esse direito.”

A decisão teve 5 votos a favor e 4 contra, e significa que casais homoafetivos de todos os estados dos EUA poderão pedir certidões de casamento nos cartórios do país. Antes dessa decisão, isso era permitido em 37 dos 50 estados, além do Distrito de Colúmbia.

O tempo para que isso se torne realidade pode variar ainda de estado para estado, no entanto, de poucos dias a semanas, dependendo da boa vontade dos funcionários e políticos locais, que podem vir a dificultar o processo se desejarem.

“O que pode acontecer, e deveria acontecer, é que os estados deveriam começar a conceder certidões de casamento quase imediatamente”, declarou James Esseks, diretor do AIDS Project da American Civil Liberties Union. “Depois que a Suprema Corte decidiu, isso passa ser a lei do país, e nós podemos prosseguir.”

Espera-se que estados como Alabama e Mississippi, que não estavam envolvidos diretamente na decisão de hoje, sejam os que apresentem mais obstruções. O caso que acabou de ser decidido envolvia diretamente os estados de Kentucky, Michigan, Ohio e Tennessee. Alguns dos 17 estados que agora são obrigados a aceitar o casamento igualitário podem esperar que sejam emitidos mandados federais para que passem a agir como manda a Suprema Corte. Esse tipo de birra, no entanto, não deve diminuir o júbilo de milhões de casais norte-americanos que agora terão seus direitos reconhecidos por todo seu país.

Assistam ao vídeo do Presidente Barack Obama falando sobre esse acontecimento histórico:

President Obama: ‘This Ruling is a Victory for America’“Love is love.” – President Barack Obama. Watch his full remarks on the #SCOTUSMarriage ruling:

Posted by NBC Nightly News on Friday, June 26, 2015

Informações do Lado Bi.

A foto de capa foi postada na fanpage oficial da Casa Branca:

11119718_10153564889214238_5139842835188453914_o (1)

Hilary Clinton também publicou em seu Twitter:

10559900_10153320109861041_116386513269980125_n



Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista