Prefeita de Madri vai reduzir faixas de avenida para privilegiar árvores e bicicletas


madri-urbanismo
513 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

A proposta da prefeita de Madri, Manuela Carmena, parece um sonho para quem vive em uma metrópole com problemas como o intenso tráfego de veículos e  a poluição decorrente do uso de automóveis.

Ela apresentou uma proposta para que  a Gran Vía, a mais famosa das avenidas da capital espanhola receba faixas exclusivas para bicicletas e outras para ônibus. Além disso, as calçadas serão mais largas e arborizadas e os carros, somente dos moradores, poderão trafegar a no máximo 30km/h.

Serão mantidas apenas quatro faixar em parte da Avenida, onde duas serão para o transporte público e outras duas serão “ciclofaixas 30”, nas quais o veículo particular (que não pode ir mais de 30 quilômetros por hora) compartilha o espaço com a bicicleta.

madri-urbanismo

O objetivo da proposta é “a redução e reorganização das faixas para criar um sistema de mobilidade no qual a bicicleta se integre com o resto do tráfego”, como explicou a Prefeitura da capital em um comunicado. Além disso, a prefeitura pretende  também remodelar as seis praças que ficam ao redor da avenida, melhorando a estrutura para o convívio dos moradores.

A ideia é de que as obras levem cerca de oito meses para terminar, com entrega prevista para o outono do ano que vem (por volta de outubro). Fechar a Gran Vía para os carros foi uma proposta testada por 30 dias no final de 2016, e o resultado foi bem sucedido. Tanto a administração pública como a população aprovaram. Inclusive, houve um aumento de 15% nas vendas do comércio em relação ao mesmo período do ano anterior.

madri-urbanismo

 

madri-urbanismo

Fotos: Prefeitura de Madri

 

Coleção ACREDITAR

Comprando 1 peça, você garante um dia de aula de uma criança. Consumo consciente na parceria entre Razões & Euzaria. Compre aqui.


Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar
Escolher um formato
História
Lista