Palhaço aplica multas solidárias e ajuda os mais necessitados

As multas aplicadas pelo palhaço Paxola não têm valor legal, mas elas ajudam um bocado de gente que passa necessidades.


palhaço multas solidárias ajuda necessitados
266 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

As multas aplicadas pelo palhaço Paxola não têm valor legal, mas elas ajudam um bocado de gente que passa necessidades.

O ator Sóstenes Silva de Souza, 46 anos, é quem está por trás do “guarda de trânsito” mais solidário e divertido de cidades do interior de São Paulo. Ele usa o humor para conscientizar as pessoas sobre as leis do trânsito e para ajudar os mais necessitados.

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, Paxola confessa que não é um profundo conhecedor das leis que organizam as ruas, mas que sabe o fundamental para o trabalho de educação.

Paxola vende seus serviços para prefeituras e os contratantes geralmente são departamentos ou secretarias de trânsito de municípios como Registro, Bauru e Lins – cidade onde ele nasceu e foi criado, antes de passar um tempo na capital paulista.

O pagamento da multa aplicada aos infratores não é em dinheiro, mas em doações, de coração, para famílias carentes e instituições de caridade.

A multa para quem andar sem o cinto de segurança, no valor de R$ 193,5 reais, por exemplo, pode ser substituída por uma cesta básica ou caixa de leite para quem precisa.

Quando deixou São Paulo e voltou a morar em Lins, Sóstenes procurava uma forma de sustentar ele e a mãe, uma senhora de 81 anos, sem deixar o teatro. Foi assim que ele criou o palhaço Paxola – uma homenagem ao cavalo homônimo do avô de uma amiga.

Atualmente, o trabalho como Paxola é alternado com outras atividades artísticas e voluntárias que o autor faz na sua cidade natal.

Leia também!

Aplicativo ajuda deficientes visuais a identificar ônibus antes de embarcar

Deficientes auditivos são capacitados para tirar CNH com aulas em Libras gratuitas

Aplicativo de táxi transforma multas de trânsito em corridas grátis

Foto de capa © Fernandinho Ramos/Folhapress


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar