Parque Vila Sésamo é o primeiro no mundo certificado para crianças com autismo

A partir de agora o parque se encontra na categoria de "Centro de Autismo Certificado"


Vila Sésamo parque temático
661 shares Compartilhar Tweet WhatsApp

Nesta segunda-feira, o Parque temático da Vila Sésamo, localizado na Filadélfia – EUA, recebeu a aprovação do Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES), o que torna o parque o primeiro do mundo a ser certificado para autistas.

Relacionado: Brasileira lança aplicativo para alfabetização de crianças com autismo

Parque temático da Vila Sésamo

Só é passível de receber este certificado o parque que está dentro dos padrões estabelecidos pelo centro de autismo e se todos os funcionários receberem treinamento necessário e foi exatamente isso que aconteceu com este parque. Toda a equipe concluiu o curso de sensibilização para o autismo, o que aconteceu bem no Mês de Conscientização do Autismo, aliás aqui no Brasil noticiamos também essa semana sobre a criação de um aplicativo para ajudar na alfabetização de crianças autistas relembre aqui.

Parque temático da Vila Sésamo

Como a partir de agora o parque se encontra na categoria de Centro de Autismo Certificado, a equipe receberá treinamento contínuo para que os  funcionários tenham as habilidades, temperamento e experiência para interagir com todas as famílias e crianças com necessidades especiais. Para se manter nesta categoria, a cada 2 anos a equipe passará por um treinamento maior e mais rigoroso.

Parque temático da Vila Sésamo personagem com autismo

O local também terá treinamento nas áreas de consciência sensorial, meio ambiente, comunicação, habilidades motoras e sociais, desenvolvimento de programas e consciência emocional. O objetivo do parque é aumentar a conscientização em relação ao autismo e neste sentido eles já incluíram uma personagem – Julia, que é a primeira personagem autista do famoso programa, da qual já falamos aqui.

julia personagem vila sésamo

O programa Vila Sésamo

No ar desde a década de 1960, o programa infantil quer ampliar o conhecimento sobre o transtorno neurológico, que ainda é pouco compreendido pelos pais, pela sociedade e até pela medicina, com foco em reduzir seus estigmas. “Várias crianças tem autismo e isso só significa que o cérebro delas funciona um pouquinho diferente”, disse a Abby Cadabby, a fada de 3 anos, em um vídeo do YouTube.

Vila Sésamo parque temático

Com informações de Revista Monet

Fotos: divulgação


Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar