Ícone do site Razões para Acreditar

Aos 118 anos, depois de 2 cânceres e duas guerras, mulher mais velha do mundo carregará tocha olímpica

mulher mais velha tocha olimpica capa

Você sabia que o Japão tem a maior média de expectativa de vida do mundo, segundo a OMS? Kane Tanaka que o diga! Aos 118 anos, a senhorinha foi considerada a pessoa mais velha do mundo e está se preparando para carregar a tocha olímpica, que marca o início dos Jogos Olímpicos de 2021.

Kane nasceu no dia 2 de janeiro de 1903 e está presente no livro dos recordes – o Guinness World Records. Ela vive em um asilo na cidade de Fukuoka e aguarda ansiosamente pelo momento em que levará o símbolo dos jogos de Tóquio. Que responsa, hein! ?

Foto: Reuters

A vovó até chegou a ganhar um par de tênis novos para a ocasião! O presente de aniversário de sua família aguarda apenas o grande dia chegar. O início do revezamento da tocha olímpica já foi confirmado e será a partir do dia 25 de março. A japonesa irá transportar o objeto por cem metros, com o auxílio de uma cadeira de rodas.

A escolha de Tanaka veio a público em novembro de 2020. Até então, a pessoa mais velha a carregar a tocha havia sido a brasileira Aida Gemanque, que aos 106 anos participou do revezamento do objeto nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto: divulgação

Uma vida de superação

A fofa senhora japonesa enfrentou até guerras para chegar aos seus 118 anos. Além de ter vivenciado dois conflitos mundiais, Kane superou dois cânceres e agora está vivendo as dores de ser a pessoa mais velha do mundo em plena pandemia.

Ela casou aos 19 anos, teve 4 filhos, 5 netos e 8 bisnetos e trabalhou até os 103 anos na loja de arroz da família. Em março de 2019, quando recebeu o título de pessoa mais velha do mundo, ela foi questionada sobre qual havia sido o momento mais feliz de sua vida. Tanaka então respondeu: “Agora”.

Foto: Eugene Hoshiko/AP

Jogos Olímpicos do Japão

Originalmente marcado para 2020, os Jogos Olímpicos do Japão precisaram ser adiados por conta da pandemia. Diante da situação atual, no entanto, a competição será realizada como jamais foi.

O comitê organizador afirmou que, apesar de a cerimônia e o primeiro trecho do revezamento da tocha não serem abertos ao público, serão exibidos ao vivo. Apesar de muitos japoneses defenderem o cancelamento dos jogos, eles irão acontecer. É o novo normal!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fontes: Folha e GauchaZH


Dona Maria de Fátima também é uma idosa que já enfrentou muitas dificuldades na vida. Conheça sua história e contribua!

Sair da versão mobile