13 Reasons Why, da Netflix, faz disparar pedidos de ajuda contra suicídio no Brasil

A série 13 Reasons Why, da Netflix, aborda um tema tabu na sociedade: o suicídio. A história conta o drama vivido pela adolescente Hannah Beker, que sofre bullying na escola e grava em 13 fitas cassetes os treze motivos que a levariam ao suicídio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após a estreia da série, no dia 31 de março, o Centro de Valorização da Vida (CVV) percebeu um aumento de 445% no número de e-mails com pedidos de ajuda. Também houve alta de 170% na média de visitantes únicos no site. A maioria das pessoas que pedem ajuda é formada por jovens que se identificam com a personagem principal da série.

O CVV atua desde 1962 na prevenção do suicídio com a ajuda de 2 mil voluntários em 18 estados e no Distrito Federal. A entidade dá apoio 24 horas por e-mail, chat, Skype e telefone. Robert Pires, presidente do CVV e voluntário há 23 anos, afirma que os jovens citam a série quando buscam ajuda da entidade.

13 reasons why

“Então, na conversa que temos com essa pessoa, podemos trafegar livremente pelo personagem e por ela. Às vezes, dessa maneira, a pessoa fica mais à vontade para desabafar”, disse Pires ao Estadão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele orienta que os pais devem observar as mudanças de comportamento dos adolescentes e estarem abertos ao diálogo.  “Pergunte: ‘O que está se passando com você? Posso ajudá-lo? Vamos conversar?’. Às vezes, essas perguntas são mágicas.”

A ajuda profissional é indicada em casos de mudança radical no comportamento do jovem. “Não pode ter aquele tabu de que ajuda profissional é ‘coisa para louco’, aquelas coisas que se dizem popularmente. Esta é a maior barreira à causa de prevenção do suicídio. O assunto tem de ser tratado com naturalidade. Falar é terapêutico”, conclui Pires.

Leia também:

Camareira em hotel de SP deixa bilhete de boas-vindas mais afetuoso que você já viu

Lealdade: Labrador de menino autista não sai de perto dele nem no hospital

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Caixas do Sul (RS) instala ponto de ônibus com teto verde que produz energia solar

Fotos: Netflix

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,765,320SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mãe fotógrafa transforma sua filha nos mais diversos personagens enquanto ela dorme

A fotógrafa Laura Izumikawa esta fazendo muito sucesso na internet com as adoráveis fotos que posta de sua filha de 4 meses, Joey Marie. "Joey...

Bebê presta atenção e para de chorar quando pai faz língua de sinais

Bebês só param de chorar quando alguém canta para eles, correto? Errado. Pois, como os pais que são mudos conseguem fazer seus filhotes pararem...

Entregador de comida faz delivery a pé e internautas se mobilizam para ajudá-lo

É difícil de acreditar, mas o jovem José Anderson trabalha fazendo delivery a pé na cidade de Caruaru (PE) para sustentar a família.

Primeiro supermercado 100% sem plástico é inaugurado na Espanha

Um supermercado que vende somente produtos frescos, trazidos em embalagens recicláveis. Esta ideia não é mais uma daquelas realidades distantes que a gente sonha...

Youtuber paga R$ 1.000 por uma rosa

Já imaginou vender uma flor e receber R$ 1.000 como pagamento? Foi o que aconteceu com uma senhora que vende rosas nas rua. O John...

Instagram