Estudante coroa trajetória de luta como a primeira transexual a se formar na UEPG

Assim que colou grau no curso de Farmácia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na última quinta-feira (28), Alícia Krüger, 22 anos, tornou-se a primeira estudante transexual a se formar na instituição de 47 anos de fundação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Estou muito ansiosa e com um sentimento de vitória. Todos os anos da graduação não foram fáceis. Eu digo isso tanto pela dificuldade das matérias do curso, quanto por todo o preconceito que vivi e posso dizer hoje que venci”, disse Alícia, em entrevista ao Jornal da Manhã. “É um sonho realizado”.

A estudante sempre esteve envolvida na luta por políticas afirmativas a favor da comunidade LGBT da universidade. Uma portaria do Ministério da Educação, de 2011, já garantia a travestis e transexuais o direito de usar o seu nome social em vestibulares e concursos de admissão de professores e funcionários.

Mas esse direito só passou a valer na UEPG em 2014. Alícia foi uma das autoras do pedido junto ao reitor Carlos Luciano Vargas para que a universidade colocasse em prática a resolução.

“O desrespeito do uso do nome pelo qual esses indivíduos desejam ser reconhecidos perante a sociedade é um deles. Pessoas travestis e transexuais, por vezes, sentem-se cerceadas do direito básico e constitucional de acesso à educação, por não terem sua identidade de gênero respeitada, sendo chamadas publicamente pelo nome civil que não condiz com sua posição social”, disse ela.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alícia já ocupava nessa época uma cadeira no Conselho Superior da UEPG, algo inédito entre todas as universidades brasileiras, e participava da Comissão da Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Ponta Grossa. Hoje, ela vive em Brasília, onde trabalha como assessora técnica do Departamento de DSTs, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Sobre suas conquistas, Alícia afirma: “Capacidade não está no gênero. Está no intelecto”.

via [HUFFPOST BRASIL]

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,827,226SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Nos EUA, igreja quita US $ 5 milhões de dívidas médicas dos cidadãos no Natal

Nos Estados Unidos, um dos países mais afetados pela pandemia do coronavírus, uma igreja no estado do Iowa decidiu quitar US $ 5 milhões...

Boleira com passado na prostituição e nas drogas ensina culinária a moradores em situação de rua

A brasileira Lilian Altuntas é dona de um buffet na Itália frequentado por apresentadores de TV, jogadores de futebol e artistas.

Vídeo de menino querendo virar amigo de cacholinho viraliza

"EI, VC QUER SER MEU AMIGO, CACHOLO?"

Jovem cego e autista impressiona no ‘America’s Got Talent’ e faz jurados chorarem

O ator e comediante estadunidense Terry Crews, 50 anos, eternizado pelo personagem Julius, pai de Chris Rock na série Todo Mundo Odeia o Chris...

Menino autista recebe carta comovente da escola após reprovar nos exames

Ben é um garoto de 11 anos que foi diagnosticado com autismo aos 5. Infelizmente, ele reprovou nos exames da escola que avaliam habilidades em...

Instagram