Estudante coroa trajetória de luta como a primeira transexual a se formar na UEPG

Clique e ouça:

Assim que colou grau no curso de Farmácia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na última quinta-feira (28), Alícia Krüger, 22 anos, tornou-se a primeira estudante transexual a se formar na instituição de 47 anos de fundação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Estou muito ansiosa e com um sentimento de vitória. Todos os anos da graduação não foram fáceis. Eu digo isso tanto pela dificuldade das matérias do curso, quanto por todo o preconceito que vivi e posso dizer hoje que venci”, disse Alícia, em entrevista ao Jornal da Manhã. “É um sonho realizado”.

A estudante sempre esteve envolvida na luta por políticas afirmativas a favor da comunidade LGBT da universidade. Uma portaria do Ministério da Educação, de 2011, já garantia a travestis e transexuais o direito de usar o seu nome social em vestibulares e concursos de admissão de professores e funcionários.

Mas esse direito só passou a valer na UEPG em 2014. Alícia foi uma das autoras do pedido junto ao reitor Carlos Luciano Vargas para que a universidade colocasse em prática a resolução.

“O desrespeito do uso do nome pelo qual esses indivíduos desejam ser reconhecidos perante a sociedade é um deles. Pessoas travestis e transexuais, por vezes, sentem-se cerceadas do direito básico e constitucional de acesso à educação, por não terem sua identidade de gênero respeitada, sendo chamadas publicamente pelo nome civil que não condiz com sua posição social”, disse ela.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alícia já ocupava nessa época uma cadeira no Conselho Superior da UEPG, algo inédito entre todas as universidades brasileiras, e participava da Comissão da Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Ponta Grossa. Hoje, ela vive em Brasília, onde trabalha como assessora técnica do Departamento de DSTs, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Sobre suas conquistas, Alícia afirma: “Capacidade não está no gênero. Está no intelecto”.

via [HUFFPOST BRASIL]

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,026,151FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
11,931SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Brasileira voluntária da 2ª Guerra Mundial é hoje voluntária na luta contra o Coronavírus

A dona Blandina era adolescente quando confeccionou luvas para os soldados brasileiros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Lá se...

Jovens antecipam casamento após saber que um deles tem apenas 5 meses de vida

Se você, assim como eu, se acabou de chorar vendo "Um amor para recordar" lá em 2002, se prepare: essa história é real, e...

Policiais unem-se a manifestantes em ato contra racismo e violência, nos EUA

É preciso tomar muito cuidado com generalizações, afinal, a profissão e a raça de uma pessoa não podem a definir. E para provar isso, diversos...

Batismo de bebê conta com bençãos de familiares católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas

Quando completou três meses de vida, o pequeno Iago recebeu as bençãos de sua família, cada qual à sua maneira: uma avó é católica,...

Surfistas vão todos os dias à praia para salvar vidas e recebem gratidão de banhistas

Só quem já passou pelo susto de perder o controle ao nadar em um mar ou uma piscina sabe o tamanho do alívio quando...

Instagram