A história de ‘A Bela e a Fera’ é uma grande metáfora sobre a AIDS

Quem já viu o filme A Bela e a Fera pode pensar que se trata da história de uma jovem que fica presa em um castelo até se apaixonar por seu sequestrador e acabar com maldição que ele e seus funcionários sofrem? Porém, e se dissessem para você que o filme é, na verdade, uma metáfora sobre a AIDS?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Talvez, isso faça mais sentido se olharmos com mais atenção para o contexto onde o filme foi lançado. Era o início dos anos 90, quando a epidemia da AIDS assombrava o mundo inteiro. Por ser um tabu, a Disney precisaria abordar o tema com muita sutileza e inteligência.
O diretor da nova versão em live action que chegará aos cinemas no dia 16 de março, Bill Condon, contou que o compositor Howard Ashman se viu representado na história da mocinha de vestido amarelo, só que no papel da Fera. Tanto que ele pediu que o roteiro focasse mais nessa personagem, que tinha sofrido uma maldição que afetava não apenas ele, mas todos os que o amavam, algo que o próprio Ashman viveu quando ele descobriu ser portador de HIV.
Ashman tinha descoberto sua soropositividade há pouco tempo. Após convencer os produtores, ele conseguiu fazer da história uma metáfora do que ele estava vivendo na vida real. Ashman é um dos primeiros compositores do show business a assumir o HIV, que causou sua morte aos 40 anos, no dia 14 de março de 1991 – quatro dias após a exibição do filme-teste.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O filme deu a Ashman três indicações ao Oscar: melhor trilha sonora e melhor canção, para “Belle” e para “Beauty and The Beast”. Ele venceu o prêmio com a segunda canção, e seu parceiro recebeu uma estatueta póstuma em seu nome. O compositor trabalhou ainda nas trilhas de “Alladin” e “A Pequena Sereia”.
O curioso é que essa revelação foi feita na semana em que foi divulgado que LeFou, o ajudante do vilão Gastón em A Bela e a Fera, será retratado como homossexual no novo filme. Também na semana passada, a Disney veiculou seu primeiro beijo gay em um desenho animado: o cartoon “Star vs. As Forças do Mal”, que passa no canal Disney XD.
Leia também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Presos em Uberlândia produzem até 400 caixas de legumes por mês
Desconhecido paga compras de idosa após ela ter cartão recusado em mercado
Menino de 5 anos corta o cabelo igual do amigo para tentar enganar professora
Confira o trailer oficial de A Bela e a Fera:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com informações do MEGA CURIOSO / Todas as imagens: Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.