Academia no Rio começa a ensinar aulas de defesa pessoal para LGBTs

Um grupo de amigos ligados à militância LGBT se reuniu para fazer aulas de Krav Maga, luta focada na defesa pessoal, em uma academia no Rio de Janeiro, a CT TORI, que abraçou a ideia.

Em sua página no Facebook, o Piranhas Team KM diz que objetivo das aulas de defesa pessoal é que as pessoas em situação de risco consigam se defender: “Pretendemos promover o empoderamento dessas pessoas e contribuir para a desconstrução de preconceitos e estigmas que ainda pairam sobre mulheres e LGBTs”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

aulas de defesa pessoal

O grupo divide-se em duas turmas com uma média de 6 a 7 pessoas inscritas, incluindo homens e mulheres trans. As aulas acontecem todas às terças e quinta-feiras. Uma turma treina no período da manhã e outra à noite.  A mensalidade é de 80 reais, mas o grupo se organizou para ajudar os colegas que não podem pagar. 

“Quando o professor descobriu que uma aluna trans ia desistir porque não conseguia pagar, ele abriu mão de parte do salário para mantê-la conosco. Daí a turma inteira se comoveu e resolveu ratear a mensalidade da colega, para que o professor também não saísse prejudicado. Não é obrigatório ninguém ajudar, mas a galera embarcou”, disse Alisson Paes, um dos membros do grupo, em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

aulas de defesa pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alisson lembra que não sabia como seria a aceitação dos outros alunos da academia, mas explica que tem sido positiva. “Agora o desejo é que outras academias e grupos multipliquem a iniciativa, para que a gente ocupe cada vez mais espaço”, afirma.

Na página do Facebook do grupo, eles explicam algumas dúvidas comuns:

QUEM SOMOS?
Somos um grupo que promove aulas de defesa pessoal para mulheres e LGBT`s. Atualmente temos aulas de Krav-Maga na Academia CT TORI , que fica na Rua Andre Cavalcante 81, na Lapa.

QUAL A ARTE MARCIAL QUE PRATICAM?
Nossa turma é de Krav-Maga, que é uma técnica de defesa pessoal nascida em Israel, no início do Sec.XX como meio de proteção da comunidade judaica contra o antissemitismo. O Krav-maga é atualmente a arte marcial oficial usada pelo exército de Israel. Seu foco é a defesa pessoal, não se trata, portanto de um esporte que contenha competições e etc. Mesmo por que, os golpes no Krav-maga são pensados para machucar de verdade.

aulas de defesa pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

aulas de defesa pessoal

primeiro dia de defesa pessoal
‘Primeiro dia do Cardume de Piranhas reunidas Defesa Pessoal.” (Foto: Facebook)

Fotos: Reprodução/Piranhas Team KM

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,495,414SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cão terapeuta conforta médicos que lutam contra coronavírus e emociona a web

Os profissionais de saúde estão na linha de frente para combater o novo coronavírus (Covid-19), ajudando no tratamento e cura dos pacientes infectados. O ambiente...

Cubanos desenvolvem cura contra vitiligo em 3 dias

Instituto cubano desenvolve cura contra vitiligo em 3 dias a partir de extrato natural retirado da placenta humana.

“Comecei lavando louça, agora sou auxiliar de cozinha no restaurante”: projeto abre portas para mercado de trabalho

O curso, que capacita pessoas para trabalhar na área de gastronomia, lança um olhar mais consciente para a cozinha, evitando o desperdício de alimentos.

Mineiro faz casamento falso para pedir sua namorada em casamento

Há oito meses, o mineiro Jivago Sales conheceu pelas redes sociais Laura Alvarenga. Os dois fotógrafos de casamento estão juntos desde então. Jivago começou a...

[VÍDEO] Ela usou seus únicos R$ 5 para comprar panos de prato de idoso e descobriu história emocionante

A jovem Fernanda Zotto, 19 anos, se emocionou e emocionou a internet contando uma história simples do seu cotidiano. A catarinense não poderia esperar...

Instagram