Adidas lança tênis que pode ser refeito infinitamente

Por CicloVivo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A adidas acabou de anunciar que vai produzir onze milhões de pares de calçados contendo resíduos plásticos retirados dos oceanos. Porém, a empresa não parou por aí e resolveu ir além para solucionar de verdade o problema do lixo plástico gerado pela empresa e desenvolveu um projeto de economia e fabricação circular para um novo tênis de corrida.

Chamado FUTURECRAFT.LOOP, o modelo possui um projeto de “circuito fechado”, onde as matérias-primas podem ser reaproveitadas repetidas vezes. O diferencial é que o material do tênis não será reaproveitado para fabricação de outros itens, como acontece frequentemente na cadeia de reciclagem. Neste novo projeto, o antigo tênis vai dar vida a outro par novinho em folha, com 100% de reaproveitamento.

“Tirar o lixo plástico do sistema é o primeiro passo, mas não podemos parar por aí”, disse Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo da adidas. “O que acontece com seus sapatos depois de usá-los? Você joga fora, porém não existe o ‘fora’. Existem apenas aterros e incineradores e, finalmente, uma atmosfera sufocada com excesso de carbono, ou oceanos cheios de lixo plástico. O próximo passo é acabar com o conceito de ‘lixo’ inteiramente. Nosso sonho é que você possa continuar usando os mesmos sapatos repetidas vezes.”

Adidas lança tênis que pode ser refeito infinitamente 2
Imagem: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona

Calçados esportivos são geralmente feitos com uma mistura de diversos materiais colados uns aos outros. Isso inviabiliza a reciclagem dos produtos, virando um material de baixo valor na cadeia de reciclagem, indo parar em incineradores, aterros e lixões mundo a fora.

Porém, após quase uma década de pesquisa e desenvolvimento com parceiros líderes de desenvolvimento de materiais, fabricação e reciclagem na Ásia, Europa e América do Norte, a adidas encontrou uma maneira de mudar o processo.

O FUTURECRAFT.LOOP é uma abordagem transformadora para projetar calçados de desempenho que são fabricados para serem refeitos desde o início, usando um único tipo de material e sem cola. Cada componente é feito de TPU 100% reciclável.

Adidas lança tênis que pode ser refeito infinitamente 3
Foto: Divulgação

Uma vez que os calçados chegam ao fim de sua primeira vida (e são devolvidos à adidas) – eles são lavados e moídos até virarem pellets. O material é então derretido, se tornando matéria-prima para um novo par de tênis, com zero desperdício e sem jogar nada fora. Cada geração é projetada para atender o padrão de desempenho esportivo da adidas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O FUTURECRAFT.LOOP é o nosso primeiro tênis de corrida que foi feito para ser refeito. É uma declaração da nossa intenção de assumir a responsabilidade por toda a vida do nosso produto”, finalizou Liedtke.

O tênis não está à venda. A primeira geração do modelo está sendo lançada como parte de um programa beta global com 200 influenciadores digitais das principais cidades do mundo. A adidas irá desafiá-los a correr, devolver os sapatos e compartilhar o que acharam sobre sua experiência, antes do lançamento da próxima geração, prevista para o segundo semestre de 2021.

Notícia do CicloVivo, parceiro de conteúdo do Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,272,726SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Conheça o maior Guia Interativo de Sustentabilidade

Entre os dias 26 e 30 de Agosto, acontece em São Paulo a Virada Sustentável, maior movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade do...

Cabeleireira de 94 anos é contratada e faz sucesso com a clientela

Imagine perder o emprego no lugar onde você trabalhou durante 40 anos. Muitos provavelmente não saberiam mais o que fazer, não teriam aquele gás...

Estudante cria dispositivo que ajuda menina a tocar violino com uma mão só

O estudante desenvolveu um dispositivo que permite à pequena Neriah Rhodes tocar violino.

Pediatra faz esculturas de balões para acalmar pacientes

Os melhores pediatras sabem como fazer as crianças se sentirem confortáveis. Se uma criança estiver assustada enquanto é examinada, isso só dificultará tudo. Por isso,...

Americano de 21 anos se torna o primeiro com Síndrome de Down a completar Ironman Triathlon

"Me acompanhe e eu vou te provar que você está errado". Era isso o que o americano Chris Nikic respondia para as pessoas que...

Instagram

Adidas lança tênis que pode ser refeito infinitamente 4