Nike lança tênis para ‘ser calçado sozinho’ após pedido de adolescente com paralisia cerebral

Quem convive com alguma deficiência sabe como atividades simples do dia a dia são importantes. Para Matthew Walzer, que tem paralisia cerebral, amarrar o cadarço de um tênis era uma ação bastante complicada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Então, ele decidiu escrever uma carta para a marca Nike falando sobre o seu sonho de ir para a faculdade sem se preocupar em alguém ter que amarrar o seu cadarço todos os dias. A carta falava assim:

“Meu sonho é ir para a faculdade sem ter que me preocupar com alguém que vem amarrar meus tênis todos os dias. Aos 16 anos, sou capaz de me vestir completamente, mas meus pais ainda precisam amarrar meus sapatos. Como um adolescente que está se esforçando para se tornar totalmente autossuficiente, acho isso extremamente frustrante”.

jovem de muletas
Matthew sempre usou tênis. Foto: Arquivo pessoal

Matthew escreveu para a Nike em 2012 e, após anos de construção de um projeto, a marca lançou um calçado que permite colocar os pés no tênis e fixá-lo sem usar as mãos, apenas com os pés, e para tirar também.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Matthew publicou orgulhoso o lançamento da Nike:

“Para ser sincero, minhas expectativas eram muito baixas. Eu esperava uma carta muito educada em reconhecimento ao meu pedido. Não há agradecimentos suficientes no mundo para expressar minha gratidão eterna”, disse o jovem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O designer responsável pela criação foi Tobie Hatfield, desenvolvedor de tênis para esportes olímpicos. “Trabalhei com Matthew como faria com qualquer atleta. Foi um prazer trabalhar com ele”, disse Hatfield.

Dois homens sorrindo abraçados
Matthew trabalhou por três anos com designer no projeto do tênis. Foto: Arquivo Pessoal

Matthew nasceu pré-maturo e teve paralisia cerebral. Os médicos disseram que ele não andaria, mas o garoto contrariou os prognósticos e alcançou total autonomia. Ele disse que, quando alcançou a maioridade, só não foi morar sozinho porque não tinha como calçar os sapatos.

“Eu realmente não sei se o cenário dos calçados teria parecido muito diferente em 2012 do que é agora se eu não tivesse escrito aquela carta e se a Nike não tivesse ouvido”, disse Walzer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rapaz sentado com Lebron James
Através da sua ideia, Matthew conheceu astros do basquete, como Lebron James. Foto: Arquivo Pessoal

Outro jovem que tenta realizar o seu sonho é o pequeno Davi, que quer ser cantor de ópera. Fizemos uma vaquinha no VOAA para ajudá-lo. Conheça a história e contribua!

O Nike GO FlyEase tem uma dobradiça que, através de um movimento suave, permite que o sapato seja seguro nos estados totalmente aberto e totalmente fechado. A marca lançou um vídeo explicando como foi o processo de criação do produto:

Ele está disponível inicialmente por meio de convite para membros selecionados da Nike, mas deve ser lançado para o público até o fim deste ano.

Imagem de tênis
Foto: Divulgação

O tênis deve servir para várias pessoas que têm problemas físicos ou até limitações temporárias. É realmente um tênis inclusivo. O preço será um pouco caro, cerca de R$ 650, mas a ideia inclusiva deve ser muito celebrada, né não?

Fonte: SunnySkyz

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,266,727SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Esta pulseira ajuda a prevenir o rapto de crianças

Conheça a My Buddy Tag, a pulseira inteligente que ajuda os pais a monitorarem suas crianças. Willie Wu inventou a apetrecho depois que ele perdeu sua filha...

Mãe dá à luz a bebê de 6 kg e viraliza na internet

A norte-americana Chrissy Corbitt já era mãe de quatro filhos, quando deu entrada em um hospital da Flórida com fortes contrações, no dia 15...

Comunidade online ajuda pai que descobriu por acidente que o filho é gay

Muitos pais não sabem o que fazer quando descobrem por conta própria que o filho é gay. Mesmo com a intenção de demonstrar seu...

Estudantes constroem e doam andadores feitos de PVC para crianças com deficiência

Alunos e instrutores da Firjan SENAI Nova Friburgo, na região Serrana do Rio, criaram um modelo alternativo de andador para crianças com deficiência.

Instagram

Nike lança tênis para 'ser calçado sozinho' após pedido de adolescente com paralisia cerebral 2