Adolescente cria touca que reduz queda de cabelo de pacientes com câncer

A ideia de Maria Eduarda é fantástica e pode ajudar a solucionar um dos grandes dramas das pessoas que sofrem com câncer. Ela criou uma touca térmica que reduz a queda dos cabelos dos pacientes que fazem quimioterapia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Só quem já passou por isso ou tem algum familiar ou amigo nessa situação sabe o tamanho da importância da descoberta da adolescente. Duda criou a touca há 3 anos, quando ainda tinha 15 anos de idade, num projeto da Escola Luterano Concórdia, de São Leopoldo (RS).

Foram produzidas 4 toucas. “Para a confecção da touca foram testados vários produtos até encontrar aquele que realizasse vasoconstrição do couro cabeludo e evitasse a queda dos cabelos”, explicou Maria Eduarda.

Touca que reduz queda de cabelo de pacientes com câncer.
Touca térmica utiliza o calor para aquecer os fios e evitar a queda do couro cabeludo. Foto: Arquivo pessoal

O projeto foi idealizado por Duda e dois colegas de turma, que depois abandonaram a ideia. Ela teve apoio da professora de química e dos familiares, que financiaram o desenvolvimento das toucas. Cada touca custou em média R$ 15,00.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os brasileiros sempre se destacam com pesquisas sobre o câncer. É como a história da cientista mineira que descobriu um tratamento muito mais eficiente para o câncer de ovário.

Teste da primeira touca foi realizado com paciente na casa da Duda

Foram entrevistadas 428 pessoas durante o trabalho, entre pacientes, familiares e demais interessados no assunto. Os testes foram realizados na própria casa de Duda com uma paciente chamada Rarine. “A touca funcionou conforme o previsto, evitando a queda do cabelo”, disse Maria Eduarda.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer, o Brasil deve ter novos 625 mil pacientes com a doença em 2020. “Queremos auxiliar aos pacientes com câncer a manter a sua autoestima para enfrentar este período tão difícil”, disse.

Toucas que reduzem a queda de cabelo de pacientes com câncer
Foto: Arquivo pessoal

O projeto já foi apresentado em eventos em Lima, no Peru, e em Barcelona, na Espanha, mas por falta de financiamento, Duda parou de produzir as toucas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Como não consegui patrocínio na época e patentear é muito caro, desisti do projeto. Ainda sim, hoje não penso em patentear, pois o intuito foi sempre não lucrar em cima disso, mas de ajudar, tanto é que as duas toucas que eu ainda tinha, eu doei. Mas assim que eu entrar na faculdade, vou retomar o projeto”, explicou.

E a gente espera mesmo, Duda, que sua ideia seja apoiada e que possa ajudar muitas pessoas! Quem quiser colaborar, pode fazer contato no perfil @dudaestrellaa

[A ideia da Duda pode ajudar muitos pacientes. E você também pode ajudar um adolescente que foi atropelado por um motorista bêbado e que sonha em voltar a andar usando uma prótese. Criamos uma vaquinha para ele na VOAA. Clique aqui e apoie.]

Compartilhe o post com seus amigos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

conteúdo original

 

 

 

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,845,820SeguidoresSeguir
24,881SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cães ajudam bebê a escapar do quarto na madrugada

A bebê Chloe escapou do seu quarto, no meio da noite, com a ajuda de seus melhores amigos, os cães Colby e Bleu, da raça Golden Retriever.

Após repercussão, entregador que trabalha com filha na bike ganha moto e emprego em restaurante

Após viralizar uma foto sua entregando comida com a filha de 4 anos na garupa da bicicleta, o jovem entregador Alessandro Medeiros ganhou emprego...

Inscrições abertas de programas para jovens empreendedores sociais

Toda iniciativa que cause impacto na vida das pessoas é sempre bem vinda aqui no RPA. Falamos uma vez sobre o Programa Vivenda, que quer resolver...

Doberman tetraplégico que seria sacrificado contraria os médicos e volta a andar

Um Doberman paralisado que, contra todas as probabilidades, aprendeu a andar e a correr novamente, nos lembrando que milagres podem ser alcançados quando uma...

Com 44% de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows

A falta de recursos das instituições religiosas para manter essas construções fez com que muitas se transformassem em pubs, cafés, livrarias e casas de...

Instagram

Adolescente cria touca que reduz queda de cabelo de pacientes com câncer 3
1606825690