Advogada oferece assistência jurídica gratuita para mães de crianças com microcefalia (PI)

A vida das mães de crianças com microcefalia é muito difícil. São cuidados especiais diários, muitas acabam abandonando o emprego para se dedicarem à criança e, infelizmente, a maioria ainda é abandonada pelos maridos, tendo que arcarem sozinhas com a criação do filho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Muitas desconhecem seus direitos como mães de crianças com microcefalia. A falta de acesso à informação e do suporte de um advogado levam essas mulheres a abrirem mão de benefícios essenciais para a qualidade de vida delas e da criança.

Pensando em mudar essa realidade, a advogada de direito da família, Maria Claudia Freitas Veloso, de Teresina, Piauí (estado com recordes em crianças com microcefalia), vai até essas mães para ajudá-las nas devidas orientações!

Sempre foco em quem está precisando. A iniciativa surgiu quando vi que posso ajudar levando informações sobre as leis para quem não pode contratar um advogado. Vi que são as pessoas que mais precisam, tem direitos, mas não exercem porque não conhecem! ”, explicou a advogada.

advogada que atende mãe de crianças com microcefalia gratuitamente
“A sociedade esqueceu da microcefalia. É de doer o coração”, relatou a advogada Maria Claudia. Foto: Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A profissional relatou que das mulheres que ela ajuda, 99% foram abandonadas pelos maridos! 😞

“Como especialista em direito de família, aproveito também para explicar sobre pensão alimentícia, alienação parental e divórcio.”

foto da advogada com mãede crianças com microcefalia que precisam de assessoria jurídica
Advogada vai até as mães de crianças com microcefalia que precisam de assessoria jurídica. Foto: Arquivo Pessoal

Mães de crianças com microcefalia têm direito agora a pensão vitalícia

Recentemente, oMinistério da Cidadaniapublicou no Diário Oficial da União a medida provisória da concessão da pensão especial vitalícia a crianças com microcefalia, decorrente do vírus Zika, nascidas entre 2015 e 2018.

Para ter direito à pensão, é necessário ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Antes, esse benefício era provisório, agora será vitalício com a aprovação da media provisória pelo senado. Fui explicar isso para elas. Trata- se de uma aposentadoria para as crianças com microcefalia”, informou Maria Claudia.

mãe de bebê com microcefalia
Mães de crianças com microcefalia têm direito agora a pensão vitalícia. Foto: revistaplaneta.com.br

A advogada explicou que esse benefício se trata de um salário por mês. Para adquiri-lo, é preciso procurar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mais próximo.

Caso seja negado o pedido, a mãe tem que entrar com uma ação no juizado especial da justiça federal de sua cidade que é gratuito”, informou Maria Claudia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mãe de bebê com microcefalia beijando a testa dele
A vida das mães de crianças com microcefalia é muito difícil. São cuidados especiais diários, muitas acabam abandonando o emprego para se dedicarem à criança e, infelizmente, a maioria ainda é abandonada pelos maridos, tendo que arcarem sozinhas com a criação do filho.

De acordo com o Ministério da Cidadania, atualmente, no Brasil, 3.112 crianças com microcefalia, nascidas entre 2015 e 2018, recebem o BPC. Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda por pessoa da família seja menor que um quarto do salário mínimo. Para não perder o recurso, a maioria das mães dessas crianças não possui outra fonte de renda.

Obrigada Maria Claudia por esse lindo trabalho com as mulheres! ❤

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

pai filha cantinho bambu prêmios programa tv

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Advogada oferece assistência jurídica gratuita para mães de crianças com microcefalia (PI) 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,145,534SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pegadinha do bem muda a vida de uma garçonete no 1º de Abril

O 1º de Abril é caracterizado por fazermos pegadinhas que enganam as pessoas, mas essa pegadinha foi pra lá de inesquecível. Chelsea Roff é uma garçonete...

Alemanha aprova plano nacional para equiparar direitos e tratamento entre homens e mulheres

O governo alemão aprovou nesta quarta-feira (08) o seu primeiro plano nacional que tem como objetivo trazer mais progresso entre os direitos de homens...

Um simples foto tirada com iPhone ajuda a salvar vida de menino com câncer

A britânica Stacey Sutherland nunca poderia imaginar que, ao tirar uma foto de seu filho Zak, poderia ajudar a detectar um tipo raro de câncer...

Fada skatista de webvídeo que viralizou revela: “Quero ser profissional”

O vídeo da fada skatista, a pequena Rayssa Leal, de só 7 anos, viralizou na web na última quarta-feira, 9. Rayssa é maranhense e mostra...

Intérprete de libras acompanha parto de mulher surda em MG e reforça a importância da acessibilidade

O parto é o momento mais importante na vida de qualquer mulher, por isso, é essencial que ela se sinta segura e acolhida, não...

Instagram

Advogada oferece assistência jurídica gratuita para mães de crianças com microcefalia (PI) 4