Apaixonado por árvores e plantas, o advogado Heitor Wegmann Júnior, 49 anos, não se conformava em ver canteiros abandonados, entre a rua e a ciclovia, no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Teve, então, uma ideia: usar o espaço para plantar flores que atraem borboletas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O jardim começou a ganhar forma no início de abril, quando Heitor plantou flamboyant-mirim, conhecido por atrair borboletas e beija-flores, em um primeiro canteiro, na altura da saída do Clube Naval (Piraquê). Aproveitou para também plantar grama-amendoim, espécie de grama bem resistente, já que o espaço fica próximo a um ponto de ônibus.
- Leia também:
- Voluntários plantam 260 mudas de árvores na Floresta da Tijuca
- Grupo planta árvores em calçadas para tornar o Rio mais verde
- Projeto Ilhas do Rio recupera flora nativa das Cagarras
Em um segundo momento, ele plantou mais de 200 mudas de lantanas. Além de atrair borboletas, essa flor é resistente ao sol. Desde então, Heitor vai até lá regá-las todos os dias que não chove.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“O meu sonho é cultivar o jardim em todo o entorno da Lagoa, mas por enquanto estou bancando sozinho e faço aos poucos. No meu aniversário, me dei de presente um canteiro com mais 160 mudas e terra preta”, conta Heitor.
No total, ele estima já ter plantado mais de 400 mudas de flores. E o projeto começa a ganhar adeptos: “Um morador do Jardim Botânico, o Claudio Barbosa, vai doar 300 mudas. É uma pessoa super do bem, que cuida de todas as árvores que plantei na Rua Oliveira Rocha quando fui presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Botânico.”
Para coroar o esforço de Heitor, as primeiras borboletas já chegaram. Basta ir ao local e observar o movimento colorido entre as flores. Ah, mas se não for passar por ali, acesse a página Borboletário da Lagoa, que Heitor criou no Instagram para mostrar ao Rio as novas habitantes da região.
Fotos: arquivo pessoal
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Conteúdo do Rio de Boas Notícias, site parceiro do Razões.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.