Africano cria impressora 3D com lixo eletrônico

A impressora 3D já se revelou grande aliada do presente e do futuro. Além de ajudar crianças com deficiência  e animais machucados, também facilitará jornadas mais ousadas ao espaço, se depender da Nasa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com essa visão, o africano Kodjo Afate Gnikou se empenhou para construir uma impressora 3D com lixo eletrônico. E não é que o projeto foi bem sucedido?! Com U$ 100 e partes de equipamentos digitais que já não funcionavam mais, ele construiu um modelo que pode ajudar seu país de origem, o Togo.

O descarte de aparelhos e componentes eletrônicos é um dos problemas mais graves do mundo. Além de promover a reciclagem desses materiais, Kodjo torna a impressora 3D mais economicamente acessível (no mercado americano, você não consegue por menos de alguns milhares de dólares).

A ideia genial do africano vem de sua experiência no grupo WoeLab, na cidade de Lomé, que reúne hackers que querem tornar possível um projeto de expedição para Marte com aparelhos feitos a partir do lixo eletrônico. Para que esse projeto dê certo, o sucesso da impressora 3D é crucial.

Mas claro que as vantagens do trabalho de Kodjo vão muito além da realização da tal viagem espacial. De acordo com informações da página de crowdfunding em que o projeto foi anunciado – e totalmente financiado!  –, ele pretende “colocar a tecnologia à disposição de pessoas carentes, tornando possível que a África não seja apenas espectadora, mas protagonista nessa revolução industrial virtuosa”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dar uma segunda vida aos objetos não só diminui o lixo e o desperdício, como também contribui para a economia, a qualidade de vida de terceiros e a conservação da natureza.

10 08 06 05 04 03 02 01

Via Super Interessante

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,560,438SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulheres indígenas lançam Vinho de Mandioca em mercado de Santarém (PA)

Após anos estudando fora, na Universidade de Brasília, duas mulheres agricultoras e indígenas retornaram à comunidade onde nasceram para pôr em prática tudo aquilo...

Faltar no trabalho para levar o filho ao médico agora tem amparo legal

O Brasil acaba de dar um importante passo em relação à valorização do papel dos pais na criação de seus filhos, já que agora...

Esposa de cantor prova que “o amor cura” após assumir recuperação do marido que sofreu acidente

Bruna fez questão de tirar o marido Ricardo Anthony do hospital para que ele fosse cuidado por ela em casa. Sua recuperação tem sido incrível em poucos dias.

Pit bull ‘sente algo estranho’ e salva vida de idosa que morria de medo dele

O Simba sempre foi um pit bull dócil e amigável, mas por conta de sua raça, conhecida como agressiva, algumas pessoas tinham medo dele....

Aldeia da Amazônia ganha ação judicial contra gigante do petróleo

A Floresta Amazônica é conhecida e reverenciada como a maior e mais densa floresta tropical do planeta. Abrangendo nove países e sete milhões de...

Instagram