Africano cria impressora 3D com lixo eletrônico

A impressora 3D já se revelou grande aliada do presente e do futuro. Além de ajudar crianças com deficiência  e animais machucados, também facilitará jornadas mais ousadas ao espaço, se depender da Nasa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com essa visão, o africano Kodjo Afate Gnikou se empenhou para construir uma impressora 3D com lixo eletrônico. E não é que o projeto foi bem sucedido?! Com U$ 100 e partes de equipamentos digitais que já não funcionavam mais, ele construiu um modelo que pode ajudar seu país de origem, o Togo.

O descarte de aparelhos e componentes eletrônicos é um dos problemas mais graves do mundo. Além de promover a reciclagem desses materiais, Kodjo torna a impressora 3D mais economicamente acessível (no mercado americano, você não consegue por menos de alguns milhares de dólares).

A ideia genial do africano vem de sua experiência no grupo WoeLab, na cidade de Lomé, que reúne hackers que querem tornar possível um projeto de expedição para Marte com aparelhos feitos a partir do lixo eletrônico. Para que esse projeto dê certo, o sucesso da impressora 3D é crucial.

Mas claro que as vantagens do trabalho de Kodjo vão muito além da realização da tal viagem espacial. De acordo com informações da página de crowdfunding em que o projeto foi anunciado – e totalmente financiado!  –, ele pretende “colocar a tecnologia à disposição de pessoas carentes, tornando possível que a África não seja apenas espectadora, mas protagonista nessa revolução industrial virtuosa”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dar uma segunda vida aos objetos não só diminui o lixo e o desperdício, como também contribui para a economia, a qualidade de vida de terceiros e a conservação da natureza.

10 08 06 05 04 03 02 01

Via Super Interessante

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,755SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Animação fofa ensina que empatia “é sentir com as pessoas”

Você sabe o que é empatia? Nesta animação, descobrimos quatro modalidades de empatia, que, resumindo, tem a ver com a nossa capacidade de se...

SOS Amapá: saiba como ajudar as famílias que estão sofrendo com apagão que já dura uma semana

Depois do incêndio que atingiu na terça-feira (3) a subestação de energia no Amapá, muita gente ficou sem energia. E isso já tem 8...

Torcida chilena limpa arquibancadas e banheiros do estádio da Chapecoense

É apenas o primeiro jogo do La Calera na Copa Sul-Americana e o melhor cartão de visita foi a atitude da sua torcida.

Vó organiza protesto contra castigo desproporcional do filho para o neto

Todo pai deseja o melhor para os seus filhos, mas nem sempre há uma convergência sobre qual caminho é o melhor a se seguir. Quando...

5 maneiras de realidade virtual que está ajudando o mundo

Neste artigo, vamos dar uma olhada em como a realidade virtual está ajudando o mundo. Examinaremos os detalhes que tornam a RV (abreviação de...

Instagram

Africano cria impressora 3D com lixo eletrônico 4