Africano cria impressora 3D com lixo eletrônico

A impressora 3D já se revelou grande aliada do presente e do futuro. Além de ajudar crianças com deficiência  e animais machucados, também facilitará jornadas mais ousadas ao espaço, se depender da Nasa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com essa visão, o africano Kodjo Afate Gnikou se empenhou para construir uma impressora 3D com lixo eletrônico. E não é que o projeto foi bem sucedido?! Com U$ 100 e partes de equipamentos digitais que já não funcionavam mais, ele construiu um modelo que pode ajudar seu país de origem, o Togo.

O descarte de aparelhos e componentes eletrônicos é um dos problemas mais graves do mundo. Além de promover a reciclagem desses materiais, Kodjo torna a impressora 3D mais economicamente acessível (no mercado americano, você não consegue por menos de alguns milhares de dólares).

A ideia genial do africano vem de sua experiência no grupo WoeLab, na cidade de Lomé, que reúne hackers que querem tornar possível um projeto de expedição para Marte com aparelhos feitos a partir do lixo eletrônico. Para que esse projeto dê certo, o sucesso da impressora 3D é crucial.

Mas claro que as vantagens do trabalho de Kodjo vão muito além da realização da tal viagem espacial. De acordo com informações da página de crowdfunding em que o projeto foi anunciado – e totalmente financiado!  –, ele pretende “colocar a tecnologia à disposição de pessoas carentes, tornando possível que a África não seja apenas espectadora, mas protagonista nessa revolução industrial virtuosa”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dar uma segunda vida aos objetos não só diminui o lixo e o desperdício, como também contribui para a economia, a qualidade de vida de terceiros e a conservação da natureza.

10 08 06 05 04 03 02 01

Via Super Interessante

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,765,320SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Gentileza urbana: ‘Brás Arte Ocupa’ espalha contemporaneidade pelas ruas

Com a intenção de proporcionar conhecimento, cultura e conteúdo, uma exposição a céu aberto foi instalada no bairro paulista com assinatura de oito artistas do segmento

‘Samu veterinário’ resgata 96 cachorros após um mês de funcionamento em Curitiba (PR)

Dentro da ambulância, os animais recebem os primeiros socorros. Depois, são levados para outro espaço para ter a recuperação completa.

Na Índia, sexo com menores passa a ser considerado estupro (mesmo dentro do casamento)

Já não é de hoje que a gente sabe que um dos países mais difíceis para uma mulher viver é a Índia. O país...

Loja dá celular de presente para menino de 13 anos que sugeriu pagar parcelas com a venda de doces

O garoto Carlos Eduardo Almeida, de 13 anos, chegou com uma proposta inusitada para os vendedores de uma loja de eletrônicos, no Macapá. Ele...

Policiais unem-se a manifestantes em ato contra racismo e violência, nos EUA

É preciso tomar muito cuidado com generalizações, afinal, a profissão e a raça de uma pessoa não podem a definir. E para provar isso, diversos...

Instagram