Africano cria impressora 3D com lixo eletrônico

A impressora 3D já se revelou grande aliada do presente e do futuro. Além de ajudar crianças com deficiência  e animais machucados, também facilitará jornadas mais ousadas ao espaço, se depender da Nasa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com essa visão, o africano Kodjo Afate Gnikou se empenhou para construir uma impressora 3D com lixo eletrônico. E não é que o projeto foi bem sucedido?! Com U$ 100 e partes de equipamentos digitais que já não funcionavam mais, ele construiu um modelo que pode ajudar seu país de origem, o Togo.

O descarte de aparelhos e componentes eletrônicos é um dos problemas mais graves do mundo. Além de promover a reciclagem desses materiais, Kodjo torna a impressora 3D mais economicamente acessível (no mercado americano, você não consegue por menos de alguns milhares de dólares).

A ideia genial do africano vem de sua experiência no grupo WoeLab, na cidade de Lomé, que reúne hackers que querem tornar possível um projeto de expedição para Marte com aparelhos feitos a partir do lixo eletrônico. Para que esse projeto dê certo, o sucesso da impressora 3D é crucial.

Mas claro que as vantagens do trabalho de Kodjo vão muito além da realização da tal viagem espacial. De acordo com informações da página de crowdfunding em que o projeto foi anunciado – e totalmente financiado!  –, ele pretende “colocar a tecnologia à disposição de pessoas carentes, tornando possível que a África não seja apenas espectadora, mas protagonista nessa revolução industrial virtuosa”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dar uma segunda vida aos objetos não só diminui o lixo e o desperdício, como também contribui para a economia, a qualidade de vida de terceiros e a conservação da natureza.

10 08 06 05 04 03 02 01

Via Super Interessante

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Africano cria impressora 3D com lixo eletrônico 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,081,440SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Imigrante escala prédio para resgatar menino pendurado em Paris

Gassama, que estava ilegal na França, recebeu a promessa de que ganhará a cidadania francesa e um emprego no Corpo de Bombeiros.

Novo tratamento elimina totalmente o câncer de mama em estágio inicial sem gerar efeitos colaterais

Todo ano, mais de 2 milhões de novos casos de câncer de mama são diagnosticados em todo o mundo. A busca por um tratamento...

Médicos indianos dançam música ‘Happy’ para fazer as pessoas sorrirem em tempos difíceis

Cerca de 60 médicos de toda a Índia se reuniram em um vídeo incrível para trazer conscientização e um pouco de alegria a um...

Menino de 9 anos trabalha fazendo unhas para pagar tratamento de irmão com câncer

Gabriel Aarón pode ter apenas 9 anos, mas possui um senso de responsabilidade digno de gente grande. Alguns meses atrás, ele começou a trabalhar fazendo...

A história inspiradora de Alex Peres, de traficante da Rua Augusta a barbeiro renomado de SP

Mas que história de vida, Alex, conte mais pra gente! De traficante famoso da Rua Augusta a um dos barbeiros mais renomados de São...

Instagram

Africano cria impressora 3D com lixo eletrônico 5