Ex-analista de logística encontra na agricultura sustentável uma nova paixão profissional

Falta de identificação com o emprego, carga horária puxada, desgaste físico e mental. Escapar desse ciclo, cada vez mais comum nos dias de hoje, não é tarefa fácil, mas Daniel Querino conseguiu e se encontrou na agricultura sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Insatisfeito com a rotina de analista de logística e sofrendo de depressão, Daniel encontrou em suas raízes o caminho para a recuperação. Descendente de retirantes nordestinos que trabalhavam com agricultura, ele decidiu dar uma guinada em sua vida, se especializando na área com cursos no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e no Centro de Educação para Sustentabilidade – CES Alphaville, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura de Santana do Parnaíba.

Foi aí que, em 2014, veio a ideia do “Adote uma Horta”, projeto com o objetivo de levar o conhecimento sobre agricultura e sustentabilidade às pessoas que tivessem interesse no assunto. O projeto consiste em quatro visitas ao local onde a horta será plantada, nas quais Daniel ensina sobre a preparação do solo e das hortaliças para o cultivo, manuseio de ferramentas e todos os cuidados necessários para que as pessoas envolvidas possam cuidar da horta no futuro. Na última das visitas, que acontecem a cada 20 dias, há a colheita do que foi plantado e a preparação para uma próxima safra.

O projeto foi inicialmente implantado em três escolas públicas de Santana de Parnaíba (Grande São Paulo) e, no segundo semestre de 2017, a Fundação Alphaville entrou em contato com Daniel para que o “Adote uma Horta” fosse expandido para 15 escolas da região.

Se depender dele, é só o começo. “Eu quero aumentar ainda mais o Adote uma Horta. Quero levá-lo a qualquer um que tenha interesse em agricultura sustentável. “Também quero servir de exemplo para pessoas que estão presas em um ciclo profissional. É difícil abandonar a ideia de que ser bem-sucedido é ocupar um cargo alto em uma empresa”, conta. “Quem quer mudar de carreira precisa de pessoas que o apoiem e incentivem nessa jornada, assim como fizeram comigo”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais do que reaprender a plantar, a horta revelou uma outra vida possível para Daniel e a redefinição do que hoje ele entende pelo conceito de “sucesso”.

agricultura sustentável Daniel Querino

Com informações da assessoria – Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,491,052SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina surda é surpreendida por Papai Noel que sabe língua de sinais [vídeo]

O Natal é uma das datas do ano mais esperadas pelas crianças por tudo o que ela envolve, mas, principalmente, pelos presentes que elas...

Designer e agricultor, este homem consegue “plantar” seus próprios móveis

Não é novidade nenhuma que o desmatamento é um dos problemas mais graves que o nosso mundo vem enfrentando, infelizmente. Mas, por causa dessa situação,...

Pai aplica efeitos especiais em vídeos de seus filhos transformando elas em aventuras épicas

Daniel Hashimoto é um profissional da animação, além de um pai profissa! Ele aproveitou as façanhas e brincadeiras de seus filhos para dar uma pitada a...

A festa inteira de casamento enfaixou o braço para apoiar a noiva que quebrou o pulso

Como uma dama de honra ou padrinho, você provavelmente não pensaria em ir a um casamento com o braço enfaixado, mas essa foi a...

Depois de destruir colchão da dona, Chico vira ‘influencer’ e ganha a própria ‘coleção’ de colchões

Verdade seja dita: nem os 'mimos' se safaram da destruição de Chico! 😂

Instagram