Ex-analista de logística encontra na agricultura sustentável uma nova paixão profissional

Falta de identificação com o emprego, carga horária puxada, desgaste físico e mental. Escapar desse ciclo, cada vez mais comum nos dias de hoje, não é tarefa fácil, mas Daniel Querino conseguiu e se encontrou na agricultura sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Insatisfeito com a rotina de analista de logística e sofrendo de depressão, Daniel encontrou em suas raízes o caminho para a recuperação. Descendente de retirantes nordestinos que trabalhavam com agricultura, ele decidiu dar uma guinada em sua vida, se especializando na área com cursos no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e no Centro de Educação para Sustentabilidade – CES Alphaville, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura de Santana do Parnaíba.

Foi aí que, em 2014, veio a ideia do “Adote uma Horta”, projeto com o objetivo de levar o conhecimento sobre agricultura e sustentabilidade às pessoas que tivessem interesse no assunto. O projeto consiste em quatro visitas ao local onde a horta será plantada, nas quais Daniel ensina sobre a preparação do solo e das hortaliças para o cultivo, manuseio de ferramentas e todos os cuidados necessários para que as pessoas envolvidas possam cuidar da horta no futuro. Na última das visitas, que acontecem a cada 20 dias, há a colheita do que foi plantado e a preparação para uma próxima safra.

O projeto foi inicialmente implantado em três escolas públicas de Santana de Parnaíba (Grande São Paulo) e, no segundo semestre de 2017, a Fundação Alphaville entrou em contato com Daniel para que o “Adote uma Horta” fosse expandido para 15 escolas da região.

Se depender dele, é só o começo. “Eu quero aumentar ainda mais o Adote uma Horta. Quero levá-lo a qualquer um que tenha interesse em agricultura sustentável. “Também quero servir de exemplo para pessoas que estão presas em um ciclo profissional. É difícil abandonar a ideia de que ser bem-sucedido é ocupar um cargo alto em uma empresa”, conta. “Quem quer mudar de carreira precisa de pessoas que o apoiem e incentivem nessa jornada, assim como fizeram comigo”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais do que reaprender a plantar, a horta revelou uma outra vida possível para Daniel e a redefinição do que hoje ele entende pelo conceito de “sucesso”.

agricultura sustentável Daniel Querino

Com informações da assessoria – Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,637,823SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Taís Araújo doa cachê de R$ 1 milhão para 17 mil mães que vivem em favelas

A atriz Taís Araújo e o Banco Votorantim doaram juntos R$ 1 milhão para a campanha #LeveASerio, que visa arrecadar recursos para combater a...

Eles inventaram mochila para carregar amigo com distrofia muscular e realizar sonho de conhecer a Europa

Essa é uma história de amizade verdadeira, que renova nossa esperança na humanidade. Com distrofia muscular, o norte americano Kevan Chandler contou com a boa...

Mestre de capoeira adapta a prática para a terceira idade: ‘Gingoterapia’

A gingoterapia movimenta a vida dos idosos da Comunidade Perus e bairros vizinhos, em São Paulo (SP). Pensada a partir dos movimentos da capoeira e...

Doritos lança no Brasil tortilhas nas cores do arco-íris e destina renda à casa de acolhimento LGBT

Há dois anos, mostramos aqui no Razões uma iniciativa incrível de Doritos: o lançamento de Doritos Rainbow nos Estados Unidos e México com tortilhas nas...

Idoso de 102 anos volta a estudar e inspira estudantes no ES: ”Enquanto há vida, há esperança’

Faz cerca de um mês que o seu Pedro Francisco voltou a estudar. Aos 102 anos, o baiano foi morar em Vitória (ES) com...

Instagram