Ex-analista de logística encontra na agricultura sustentável uma nova paixão profissional

Falta de identificação com o emprego, carga horária puxada, desgaste físico e mental. Escapar desse ciclo, cada vez mais comum nos dias de hoje, não é tarefa fácil, mas Daniel Querino conseguiu e se encontrou na agricultura sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Insatisfeito com a rotina de analista de logística e sofrendo de depressão, Daniel encontrou em suas raízes o caminho para a recuperação. Descendente de retirantes nordestinos que trabalhavam com agricultura, ele decidiu dar uma guinada em sua vida, se especializando na área com cursos no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e no Centro de Educação para Sustentabilidade – CES Alphaville, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura de Santana do Parnaíba.

Foi aí que, em 2014, veio a ideia do “Adote uma Horta”, projeto com o objetivo de levar o conhecimento sobre agricultura e sustentabilidade às pessoas que tivessem interesse no assunto. O projeto consiste em quatro visitas ao local onde a horta será plantada, nas quais Daniel ensina sobre a preparação do solo e das hortaliças para o cultivo, manuseio de ferramentas e todos os cuidados necessários para que as pessoas envolvidas possam cuidar da horta no futuro. Na última das visitas, que acontecem a cada 20 dias, há a colheita do que foi plantado e a preparação para uma próxima safra.

O projeto foi inicialmente implantado em três escolas públicas de Santana de Parnaíba (Grande São Paulo) e, no segundo semestre de 2017, a Fundação Alphaville entrou em contato com Daniel para que o “Adote uma Horta” fosse expandido para 15 escolas da região.

Se depender dele, é só o começo. “Eu quero aumentar ainda mais o Adote uma Horta. Quero levá-lo a qualquer um que tenha interesse em agricultura sustentável. “Também quero servir de exemplo para pessoas que estão presas em um ciclo profissional. É difícil abandonar a ideia de que ser bem-sucedido é ocupar um cargo alto em uma empresa”, conta. “Quem quer mudar de carreira precisa de pessoas que o apoiem e incentivem nessa jornada, assim como fizeram comigo”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais do que reaprender a plantar, a horta revelou uma outra vida possível para Daniel e a redefinição do que hoje ele entende pelo conceito de “sucesso”.

agricultura sustentável Daniel Querino

Com informações da assessoria – Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,274,824SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem com paralisia cerebral se forma em faculdade e lança livro: ‘Nada o limita’, diz mãe

Concluir uma faculdade é um grande desafio pra todos nós e para o Rafael Luiz Silva dos Santos, de 28 anos, foi mais que...

Mãe celebra ida do filho autista ao supermercado após conseguir tratamento com ajuda de vaquinha

Lembram do Davi? Conhecemos a história dele depois que a mãe, Marcelina da Silva, pediu ajuda para tratar os problemas de autismo e obesidade...

Após aluno presentear professor com par de tênis, Nike retribui gesto

Falamos aqui de um aluno que deu para o seu professor um par de tênis que ele sonhava ganhar desde que tinha 12 anos...

Garota de 8 anos realiza sonho de conhecer a Polícia Rodoviária Federal, no Paraná

O maior sonho da Maria Heloísa, de 8 anos, é ser 'federal' quando crescer. E como presente de aniversário deste ano, a pequena pediu...

Gata dá flores rosa do jardim dos seus donos para os vizinhos

E tem gente que diz que os gatos são frios e insensíveis.

Instagram

Ex-analista de logística encontra na agricultura sustentável uma nova paixão profissional 2