Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano

Uma enorme área verde contrasta em meio à paisagem desértica típica do Semiárido baiano. Em Poções, no sul do estado, agricultores transformaram parte da Caatinga em uma floresta cheia de vida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O “arquiteto” desse verdadeiro oásis é o engenheiro aposentado Nelson Araújo Filho, de 66 anos. “Quando comecei aqui, o solo era compactado e não produzia nada”, disse ele à BBC.

Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano 2

Por muitos anos parte dessa área pertenceu ao pai de Nelson, que produzia milho e aipim. Depois, o terreno virou pasto para gado.

Décadas de uso intensivo e mal planejado esgotaram o solo, a ponto dele virar deserto (como 13% de toda a terra do semiárido do Brasil).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Há três anos, disposto a reverter esse processo, Nelson começou a implantar um sistema agroflorestal de 1,8 hectare (o equivalente a 2 campos de futebol), que busca reviver o ecossistema original dessa região.

Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano 3

Interrompendo a desertificação

A primeira coisa que Nelson fez foi plantar espécies típicas da Caatinga – como a palma forrageira e o aveló, – resistentes o bastante para sobreviver em solos degradados.

De tempos em tempos, ele podava a vegetação e usava o material cortado como adubo para o solo. Pacientemente, Nelson viu o ecossistema ganhar vida: não demorou muito para árvores frutíferas de grande porte florescerem.

Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano 4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com frutas e flores em abundância, aves e abelhas começaram a frequentar o “oásis”. Em seguida, foi a vez dos animais silvestres se abrigarem por ali, especialmente os veados.

Dentro de alguns anos, Nelson acredita que o ecossistema terá plantas de todas as alturas e alta variedade de espécies. Com tanta prosperidade, será possível extrair mel, frutas e outros alimentos para os rebanhos todos os anos.

Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano 5

E vale ressaltar: tudo sem agrotóxicos ou adubos químicos. O engenheiro aposentado também não utilizou uma gota sequer de água via irrigação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Não falta água na Caatinga”, disse, enfatizando que o orvalho banha a vegetação todas as noites. Toda a água do sereno é suficiente para manter a floresta vívida.

“A chuva, para mim, é um bônus”, brincou.

Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano 6

Água em abundância e retenção de nutrientes no solo

Na visão da professor e agrônoma Eunice Maia, da Universidade Federal do Ceará, sistemas agroflorestais são capazes de recuperar uma boa parcela dos solos do Semiárido.

Eunice possui um doutorado em Recursos Naturais Renováveis pela Universidade do Arizona (EUA) e é especialista em conservação de solo e água no Semiárido.

Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano 7

Para ela, esses sistemas “facilitam a infiltração da água e reduzem seu escoamento superficial, o que protege a microbiologia do solo e ajuda a reter nutrientes”.

A professora reconhece que não é possível implantar o sistema em muitas partes do semiárido (em especial onde chove muito, muito pouco), mas cada caso merece ser estudado.

Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano 8

No caso do município baiano de Poções, Nelson implantou seu sistema agroflorestal com um índice médio de chuvas de 624 mm/ano, valor considerável suficiente para o desenvolvimento da agrofloresta.

De toda forma, o combate à desertificação exige “um conjunto de ações e técnicas distintas”, que considerem o nível de chuvas e as aptidões de cada local, enfatiza Eunice.

Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

Fonte: BBC Brasil
Fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano 10

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,987,420SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bhakti

Eu estava numa cafeteria hoje quando começou a tocar uma música que me chamou muito a atenção. O nome dela é “Orange Sky” do...

“Tio do Lanche” recebe apoio nas vendas após foto viralizar nas redes sociais

Os moradores de Corumbá (MS) provavelmente receberam uma imagem na segunda-feira (13), pelo WhatsApp ou Redes Sociais, pedindo ajuda para o Sr Wadinho, ou...

Motoboy ‘flagrado’ cuidando de moradora de rua compra moto nova com vaquinha

Edinei trabalhava com uma moto bem velhinha e seu gesto comoveu milhares de internautas que criaram vaquinha.

Funcionários do parque do Harry Potter fazem homenagem às vítimas do massacre de Orlando

Os funcionários da Island of Adventure, onde está localizado o “O Mundo Mágico de Harry Potter”, fizeram uma linda homenagem para as vítimas do...

Jovem aceita convite de amigo e tem a vida transformada

Meu nome é Max Azevedo Campos, tenho 23 anos e no ano passado depois da insistência de um convite - finalmente aceito - feito...

Instagram

Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano 11