Array

Air France realiza voo intercontinental com óleo de cozinha usado como combustível

O grupo aéreo Air France-KLM realizou no último dia 18 de maio seu primeiro voo intercontinental utilizando 16% de óleo de cozinha usado na mistura de combustível de sua aeronave. O Airbus A350 saiu de Paris (França) e levou sete horas para pousar na cidade de Montreal (Canadá), em voo-teste que evitou a emissão de 20 toneladas de dióxido de carbono.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa da Air France é uma parceria com o grupo ADP e a petrolífera Total, além da empresa aeronáutica francesa Airbus. O biocombustível foi tanto produzido quanto recolhido no próprio país. O óleo de cozinha refinado para avião não demanda qualquer adaptação para a utilização nas atuais aeronaves do mercado.

O uso deste novo biocombustível não afeta a segurança dos aviões, já que o SAF (Combustível Aeronáutico Sustentável, em tradução livre), atende as mesmas especificações que o querosene, amplamente difundindo na indústria aérea. A expectativa da Air France é inserir o o óleo de cozinha oficialmente em setembro, em voos comerciais de Paris para Amsterdã (Holanda).

“Por muitos anos o Grupo Air France-KLM se comprometeu a reduzir sua pegada ambiental. Junto com a renovação da nossa frota, combustível aéreo sustentável constitui nossa alavanca principal em médio prazo para reduzir nossa emissões de CO2 por passageiro/km pela metade até 2030”, contou o CEO do grupo, Benjamin Smith.

Air France Airbus A350
A expectativa da Air France é que outras empresas adotem o SAF. Foto: reprodução/Airbus

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ações governamentais podem acelerar implantação de biocombustíveis

A legislação francesa exige que a partir de 2022, pelo menos, 1% do combustível de todos os voos que decolem na França possuam algum tipo de SAF para maior proteção do meio ambiente. A porcentagem crescerá no decorrer dos anos para 2% a partir de 2025 e 5% em 2030 para o cumprimento do Acordo Verde Europeu.

Segundo o site Tecmundo, a Air France terá um gasto adicional de 4€ (R$ 26) por passageiro para a realização de seus voos com o biocombustível de óleo de cozinha. A expectativa é que outras empresas aéreas adotem os SAFs para que a indústria aérea permaneça competitiva.

Quer conhecer mais histórias inspiradoras? Dá o play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina que tinha vergonha do próprio cabelo começa linda transição para o cacheado: ‘Florescer’

Desde pequena, Sophia preferia manter o cabelo preso em forma de "rabo de cavalo" por ter, nas palavras da mãe, "vergonha dos cachos sem...

Empresa instala máquina que alimenta cachorros de rua e ainda incentiva as pessoas a reciclar

Existe uma estimativa de que em Istambul, na Turquia, exista um número estimado de 150.000 cães e gatos nas ruas. Foi então que uma...

Cachorro de rua rouba a cena em casamento ao deitar no véu da noiva

Grande parte da tensão dos noivos antes do casamento se deve ao medo de alguma coisa não dar certo e o seu dia dos...

Essa borboleta maravilhosa foi salva da extinção por um grupo de conservação do Reino Unido

A Conservação de Borboletas, maior organização de conservação focada em insetos do mundo, salvou mais uma espécie da extinção e recuperou sua população de...

Cachorro resgatado de enchentes no México é adotado pela Marinha

Acho que todo mundo que viu o vídeo desse cachorrinho, na semana passada, chorou. Ele foi encontrado depois de uma chuva forte, no México. O...

Instagram

Air France realiza voo intercontinental com óleo de cozinha usado como combustível 2