Alagoana de 8 anos mapeia 23 asteroides e se torna astrônoma mais jovem do mundo

Nicole Oliveira, a “Nicolinha”, pode ter apenas 8 anos, mas já mapeou 23 asteroides espalhados pelo Sistema Solar, o que a torna a astrônoma amadora mais jovem do mundo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O sonho da alagoana é se tornar, “quando crescer”, uma engenheira aeroespacial capaz de construir foguetes. E a julgar por seus resultados na descoberta de corpos rochosos fora da Terra, sua carreira já está em formação e é apenas questão de tempo.

criança alagoana mapeia 23 asteroides

Primeiras descobertas

Os dois primeiros asteroides descobertos por Nicole foram aprovados pelo projeto Caça-asteroides, do International Astronomical Search Collaboration (IASC), iniciativa da NASA que ensina ciência na prática para crianças e jovens.

O projeto tem escala internacional e também mantém suas atividades no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No entanto, foi graças à Nicolinha que o Caça-asteroides expandiu a faixa etária e políticas de participação, uma vez que antes era preciso ser um pouco mais velho para se inscrever no projeto.

Em outras palavras, foi a paixão da menina que abriu espaço para mais crianças que desejam seguir o mesmo caminho!

criança alagoana mapeia 23 asteroides

Clube de Astronomia

Nicole conta que criou seu próprio clube de astronomia infantil, 100% online, durante o período de pandemia, já que não conseguiria estar com seus amigos astrônomos, de forma presencial.

Em questão de meses, o clube expandiu super rápido e hoje conta com a participação de 72 crianças de diferentes regiões do país, que aprendem junto a ela e especialistas do programa da NASA curiosidades do espaço sideral.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A menina também mantém canais no YouTube e Instagram, também usados para fazer divulgação científica. Juntas, as redes somam mais de 23 mil seguidores.

“Eu falei para a minha mãe que não queria parar de estar junto com as crianças. Eu amo explicar sobre as estrelas, Saturno e é muito legal ficar, às vezes, até de noite falando sobre astronomia”, contou a futura engenheira aeroespacial.

Hobbie que virou paixão

O amor pelo espaço surgiu pouco depois de Nicolinha fazer 2 anos – época em que ela apenas balbuciava frases, mas já conseguia pedir à mãe, Dona Zilma, uma estrela.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Zilma, 43, não compreendia que a filha se referia às estrelas do céu, a anos-luz (trilhões de quilômetros!) de distância, então, comprava brinquedos em forma de astros para a pequena.

Ela também ganhava bonecas, que eram reimaginadas como cientistas apaixonadas por viagens intergalácticas. “Ela colocava as bonecas para voar e dizia ser uma astronauta. Como ninguém da família é da área da ciência, a única explicação é que o amor pela astronomia veio de fábrica”, afirmou a mãe.

Aos 5, Nicole não queria mais festas de aniversário: preferiu guardar o dinheiro para investir num telescópio. Com a ajuda de uma vaquinha, os pais conseguiram presentear a filha com o equipamento em seu aniversário de 7 anos.

Agora, ela podia enfim ver de perto as estrelas que desde os dois pedia.

Hoje, aos 8, seu maior desejo é confirmar que os asteroides descobertos sejam, de fato, inéditos e assim poder batizar os corpos rochosos com nomes dos seus familiares e duas inspiradoras cientistas brasileiras: Duília de Mello e Rosaly Lopes.

De acordo com o jornal ‘O Globo’, o processo de reconhecimento dos asteroides será feito pelo Comitê Permanente Interinstitucional da NASA e pode levar de 3 a 10 anos.

Para além de ser uma referência e inspirar outras pessoas na ciência, Nicole conta que seu maior desejo é permitir que “todas as crianças do Brasil tenham acesso à ciência e à educação de qualidade“.

“E meu sonho é descobrir vários asteroides, trabalhar na Nasa, estudar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Mas eu quero muito mesmo que todas as crianças também possam sonhar com tudo isso”, completou.

Veja também:

Fonte: Pais e Filhos
Fotos: Jarbas Oliveira

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,860,568SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Milka faz desconhecidos darem as mãos para ganharem chocolate

Para estimular demonstrações de afeto, a marca de chocolates Milka criou uma ação de marketing curiosa. A ação desafiou os consumidores a se unirem...

Emoção: pais conhecem filhos adotivos do Congo após 4 anos de espera

O encontro da família aconteceu no dia primeiro de março, no Aeroporto Internacional de Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos.

Tartaruga mostrando ‘dedo do meio’ ganha prêmio de foto mais engraçada do Comedy Wildlife Photography

E vocês lembram do Comedy Wildlife Photography Awards, que falamos há algumas semanas aqui no site? O concurso iria escolher a fotografia mais engraçada...

Comediante responde com amor e generosidade a comentário ofensivo no Twitter

Sarah Silverman é uma comediante americana, famosa por seus shows de stand-up comedy, que tem feito sucesso na internet, após ter respondido da melhor...

Troncos de eucalipto devolveram vida à importante rio do Espírito Santo

Inédita no Brasil, a técnica aumentou em 80% a quantidade de peixes no rio.

Instagram