Alagoas transforma gás metano dos lixões em energia e conta de luz da população fica até 15% mais barata

Desde o dia 17 de março, o estado de Alagoas tem transformado o gás metano, emitido em um aterro sanitário, em energia limpa que está barateando a conta de luz da população em até 15%.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tudo isso foi possível graças à inauguração da primeira usina de biogás do estado, que transforma o metano do lixo em energia elétrica.

A usina fica na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar, na Grande Maceió (AL), erguida graças a um investimento de R$ 8 milhões feito pelo grupo “Alagoas Ambiental”. Ela terá capacidade para produzir 8,5 GWH de energia por ano, o equivalente ao consumo de mais de 4 mil residências!

Alagoas transforma gás metano dos lixões em energia e conta de luz da população fica até 15% mais barata 1

Além de baratear os custos de energia elétrica de milhares de alagoanos, a usina reduzirá a emissão na atmosfera de pelo menos 600 toneladas de gás carbônico por ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“É um investimento pioneiro no Estado tanto do ponto de vista tecnológico como ambiental”, disse o engenheiro Marnes Gomes, gerente de operações da Alagoas Ambiental.

Para tornar a conversão do biogás possível, foi adquirida uma tecnologia da empresa italiana AB Energy, que montou a planta em Alagoas e tem sido a responsável pela manutenção dos equipamentos e a regularidade na produção de energia.

Alagoas transforma gás metano dos lixões em energia e conta de luz da população fica até 15% mais barata 2

O metano é gerado através da decomposição natural dos resíduos sólidos que se acumulam no aterro sanitário. Esse gás é captado por dutos e levado até uma unidade de “desumidificação”, onde é comprimido para os motogeradores, que geram a energia elétrica enviada para a rede.

“Estamos extremamente felizes em fazer parte desse projeto pioneiro em Alagoas de captação de biogás para a produção de energia”, disse o italiano radicado no Brasil Massimo Cavalli, à frente da AB Energy, empresa com dezenas de plantas instaladas no Brasil, incluindo no Nordeste, com as usinas de Petrolina e Caruaru.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Além da instalação do primeiro motor de 1,4 MW, o projeto em Alagoas foi desenhado prevendo uma potencial expansão futura que pode atingir uma potência instalada de até 9 MW”, complementou.

Alagoas transforma gás metano dos lixões em energia e conta de luz da população fica até 15% mais barata 3

Toda a energia produzida na usina da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) será comercializada para os consumidores finais de baixa e média tensão com valor até 15% abaixo da média da tarifa cobrada.

De acordo com a Alagoas Ambiental, isso também possibilitará aos compradores da energia adquirirem um “Selo Verde”, amigável ao meio ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Portal Sustentabilidade
Fotos: Alagoas Ambiental

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Alagoas transforma gás metano dos lixões em energia e conta de luz da população fica até 15% mais barata 5

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,977,244SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal de cães vai diariamente ao mercado esperar pelo dono falecido há dois anos em SP

Se você ama cachorríneos assim como a gente, deve conhecer o filme "Sempre ao seu lado", estrelado por Richard Gere. Pois a história contada no...

Nova York planta um milhão de árvores dois anos antes do tempo previsto

A “Big Apple" bateu sua meta de plantar 1 milhão de árvores dois anos antes do tempo previsto pelo ex-prefeito Michael Bloomberg, em 2007. Nova...

Garoto de 7 anos manda carta ao Papai Noel pedindo dinheiro para remédio de amigo

Você sabia que todos os anos, no período do natal, crianças do Brasil inteiro enviam suas cartinhas para o Papai Noel para o correio...

Garoto com câncer no cérebro recebe mais de 100.000 cartões de aniversário

Em Outubro do ano passado, a família de Danny Nickerson recebeu uma terrível notícia, seu filho foi diagnosticado com um tumor cerebral inoperável, em...

Instagram

Alagoas transforma gás metano dos lixões em energia e conta de luz da população fica até 15% mais barata 6