Alemanha inaugura 1ª turbina eólica do mundo produzida com pás 100% recicláveis

Cientistas e engenheiros da Siemens Gamesa, uma das maiores empresas de tecnologia limpa do mundo, desenvolveram uma turbina eólica totalmente construída com pás recicláveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As peças são feitas de uma resina epóxi que possibilita que as gigantescas lâminas geradoras de energia sejam reaproveitadas após seu período de vida útil.

Somada à resina, as pás também são compostas de fibra de vidro, madeira e resina que podem ser dissolvidas em uma solução de ácido simples, permitindo sua reutilização futura, seja para a construção de novas pás, seja para a produção de malas e carcaças de equipamentos eletrônicos.

Alemanha inaugura 1ª turbina eólica do mundo produzida com pás 100% recicláveis
Pás eólicas fabricadas com resina epóxi reciclável (Imagem: Reprodução/Siemens Gamesa)

“Ao contrário dos materiais convencionais, o sistema de resina reciclável permite a reciclagem da lâmina e a recuperação da resina. Além disso, essa resina foi projetada para ter uma reatividade lenta, permitindo uma melhor processabilidade e cura mais rápida do que os materiais tradicionais para reduzir o tempo de fabricação das lâminas”, explicou o engenheiro de materiais da Siemens Gamesa, Harald Stecher.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em operação

Instalada no parque eólico de Kaskasi, no Mar do Norte, a 35 km da costa da Alemanha, a primeira turbina do mundo feita com pás recicláveis possui 81 metros de comprimento e 38 turbinas que podem gerar 342 MW de eletricidade renovável até o final deste ano.

Nesse meio-tempo, os engenheiros seguem testando a capacidade e durabilidade das lâminas para aprimorar sua tecnologia e torná-las ainda melhores no futuro.

Um ponto positivo é que elas têm uma pegada de carbono muito menor do que os dispositivos tradicionais fabricados atualmente.

Alemanha inaugura 1ª turbina eólica do mundo produzida com pás 100% recicláveis
Pás recicláveis usadas no parque eólico de Kaskasi (Imagem: Reprodução/Siemens Gamesa)

“Este novo sistema de produção de pás eólicas marca uma contribuição significativa para a meta da Siemens Gamesa de ter turbinas totalmente recicláveis ​​até 2040. Com essas lâminas reaproveitáveis, podemos criar uma economia circular muito mais eficiente e lucrativa”, acrescentou Harald.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais produtividade, menos resíduos

Para o próximo parque eólico, os engenheiros esperam construir turbinas com pás ainda maiores – chegando a incríveis 115 metros de comprimento.

Além de totalmente recicláveis, elas serão mais econômicas e produtivas que os sistemas atuais. O Brasil, que já é referência em energia limpa, poderia embarcar nessa também!

Com o passar dos anos, as pás eólicas recicláveis resinadas com epóxi poderão substituir as lâminas convencionais e revolucionar a cadeia produtiva global.

“Estamos entusiasmados com esse impacto potencial na indústria eólica e sua contribuição para o desenvolvimento de uma economia circular, capaz de contribuir de maneira sólida no combate às mudanças climáticas que estamos presenciando ao redor do planeta”, completou o engenheiro Harald Stecher.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Fonte: Engenharia É

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Alemanha inaugura 1ª turbina eólica do mundo produzida com pás 100% recicláveis 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,073,832SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem atravessa o mundo sozinho em veleiro para rever pais durante quarentena

Muitas famílias foram impedidas de se ver durante a quarentena, mas o marinheiro Juan Manuel Ballestero decidiu não fazer parte das estatísticas. Ele vive na...

Pousada de SP oferece comida, banho e acolhe pessoas em situação de rua para não ficarem no frio

Em meio ao frio que tomou conta de boa parte do Brasil nos últimos dias, uma pousada em São Vicente (SP) decidiu abrir as...

“Fazer ciência é minha paixão”: estudante do Ceará detecta 46 asteroides e ganha certificado da NASA

Pés no chão, cabeça nas estrelas! A estudante Geovana Sousa, 21 anos, detectou nada menos do que 46 novos asteroides enquanto participava de um...

Com saudades, professora tricotou bonecos de seus 23 alunos na quarentena

A gente que frequentou a escola sabe: nossos professores são muito mais do que apenas aqueles que nos ensinam. Eles são nossos amigos, nossos...

Nego do Borel hospeda em hotel de luxo mulher que levou ‘bolo’ em aeroporto

Michele Paula pegou um voo de Curitiba para Rio de Janeiro, na quarta-feira (19), para conhecer um 'boy' que conheceu na internet. Ela aterrissou pela...

Instagram

Alemanha inaugura 1ª turbina eólica do mundo produzida com pás 100% recicláveis 5