Alemês: um projeto feito com amor, que ajuda a aprender alemão e português
Descobrimos esse projeto e história através do site Berlinda.org, que fez uma matéria e entrevista com o casal que idealizou essa iniciativa e agora compartilhamos aqui alguns pedaços desse papo, imagens lindas e, claro, para conferir o conteúdo na íntegra, só clicar aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Há cerca de um ano, o o portugês Pedro e a alemã Moni criaram o Alamês, um dicionário visual com palavras e expressões em português, alemão e inglês. O objetivo dessa ideia era tornar o aprendizado dessas línguas mais fácil.
Confira agora algumas partes do papo do casal, que se conheceu a apaixonou-se em Berlim, com o site Berlinda.org:
BERLINDA (B): Como surgiu a ideia de criarem o Alemês?
Leia Mais
Pedro (P): A ideia foi da Moni. Na altura estávamos tentando arranjar uma maneira de me forçar a aprender alemão. Eu tinha um áudio-curso com lições de listen and repeat mas não estava funcionando. Eu queria aprender alemão, mas não tinha tempo de me inscrever nas aulas. Foi então que ela resolveu fazer um dicionário visual para me ajudar a memorizar. E como ela é ilustradora, começou a desenhar as palavras que eu queria aprender. Depois resolvemos fazer isto mais “a sério”, de forma a que eu aprendesse alemão e ela português. E foi assim que tudo começou, há um ano atrás.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
B: Porquê o nome Alemês?
P: Porque é aquilo que somos. Uma mistura de alemão (ou alemã, neste caso) e português. Quando andávamos à procura de um nome para o projeto tentámos outras opções mas acabamos por escolher Alemês. Soou-nos bem nas duas línguas e resumia na perfeição o que queríamos fazer.
B: Que planos têm para o futuro do Alemês?
P: Queremos tornar o Alemês num livro. Mas para isso temos de trabalhar mais um pouco, fazer mais algumas palavras e idealizar as coisas. Fazemos isto porque gostamos e não por obrigação e não queremos perder isso. No início queríamos fazer uma palavra por dia, mas depois pensámos que daria muito trabalho… tentámos também uma palavra por semana e finalmente chegámos à conclusão de que devíamos fazer uma palavra nova quando fizesse sentido e não para obedecer a prazos e datas porque isso tira toda a autenticidade ao projeto. Nada é forçado, é suposto ser divertido.
Confira algumas imagens de suas ilustraçõea agora:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte, Entrevista e Créditos das Imagens: Berlinda.org
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.