Alopecia areata: o que é a doença, causas, tratamentos e prevenção

Se você assiste o BBB 21 ou acompanha notícias do participante Lucas Penteado, deve ter notado falhas no cabelo do ator, não é mesmo? E deve ter se perguntado também o que são essas falhas. Elas têm um nome: alopecia areata.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é alopecia?

Fomos buscar no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia e descobrimos que trata-se de uma doença inflamatória que provoca a perda de cabelo. Não é uma doença clinicamente grave: seu principal dano ao paciente é emocional.

lucas penteado bbb 21 cabelo falhas alopecia
Imagem: Reprodução/TV GLOBO

Os fios costumam cair causando falhas circulares em pelos e cabelo. A extensão das falhas depende de caso para caso. Poucas regiões podem ser afetadas, mas pode haver também perda total de cabelo. O último caso, alopecia areata total, é mais raro de acontecer. Outro caso raro é a alopecia areata universal, quando caem os pelos de todo o corpo.

E vale destacar: não é uma doença contagiosa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Causas

A alopecia pode ser desencadeada por vários fatores: genéticos, autoimunes, estresse, má alimentação, idade, falta de vitaminas, traumas físicos e quadros infecciosos. O que também pode agravar o quadro.

Não dá para prever a evolução da doença, mas o cabelo cresce de novo, mesmo após perda total. Geralmente, os fios renascem com um aspecto branco e adquirem sua cor natural com o tempo.

Isso porque a alopecia não destrói os folículos pilosos, mas apenas os mantêm inativos pela inflamação. Como falamos, cada caso é um caso. Há estudos também falando que apenas 5% dos pacientes perdem todos os pelos do corpo.

Tratamento

Existem diferentes tratamentos e o dermatologista vai saber indicar o melhor. Estimulando o folículo a produzir cabelo novamente, visam controlar a doença, reduzir as falhas e evitar que novas apareçam. Nunca é demais lembrar: evite “automedicação”.

Prevenção

Não há formas de prevenir a doença, pois as causas variam. Porém, os especialistas dão dicas para a pessoa se sentir melhor:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Informação: quanto mais se sabe sobre o problema, maiores as chances de compreender a evolução da doença e reduzir a ansiedade.
  • Visual: usar perucas, chapéus e lenços ajuda a proteger a cabeça e deixa o paciente com um visual moderno e estiloso.

Alopecia areata: o que é a doença, causas, tratamentos e prevenção 2
Imagem: Reprodução/TV GLOBO

  • Estresse: evitar ao máximo situações que desencadeiam períodos de estresse, seja no trabalho, na família ou até mesmo num reality show – caso de Lucas Penteado, que abriu esta matéria e está ajudando a população a compreender mais sobre a doença.

Pra ficar nenhuma dúvida, dá play no vídeo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após segundo ciclone, bombeiros de Minas salvam mais de 100 pessoas em Moçambique

Após mais de três meses ininterruptos de buscas por vítimas do crime ambiental da Vale em Brumadinho, e sem receber o 13º salário integralmente, os...

Catador veste sua cadela com agasalho de varal solidário para protegê-la do frio em SP [VÍDEO]

Na sexta-feira passada (16), Flaviane Garcia, de Serrana (SP), compartilhou um momento emocionante entre um catador de materiais recicláveis e sua cadela de estimação. Em...

Cadela cruza cidade do interior de SP com carne na boca para dar a filhotes

Uma cadela de rua comoveu moradores da pequena cidade de Ariranha (SP), cidade com pouco mais de oito mil habitantes. Ela deu cria em...

Mulher com doença rara dá exemplo de vida e vira embaixadora da Compacta Print

A Karine é uma verdadeira guerreira! Ela nasceu com uma doença rara que até mesmo uma pequena exposição ao Sol, lhe causa lesões graves...

Com este tratamento, lixo vira água potável, produtos para agricultura e construção civil

Após 12 anos de estudo, o biólogo Guilherme Moraes dos Santos criou um novo tratamento para o lixo. O processo chamado “Digestão Molecular de Resíduos Sólidos” possibilita...

Instagram

Alopecia areata: o que é a doença, causas, tratamentos e prevenção 4