Se você assiste o BBB 21 ou acompanha notícias do participante Lucas Penteado, deve ter notado falhas no cabelo do ator, não é mesmo? E deve ter se perguntado também o que são essas falhas. Elas têm um nome: alopecia areata.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O que é alopecia?
Fomos buscar no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia e descobrimos que trata-se de uma doença inflamatória que provoca a perda de cabelo. Não é uma doença clinicamente grave: seu principal dano ao paciente é emocional.
Os fios costumam cair causando falhas circulares em pelos e cabelo. A extensão das falhas depende de caso para caso. Poucas regiões podem ser afetadas, mas pode haver também perda total de cabelo. O último caso, alopecia areata total, é mais raro de acontecer. Outro caso raro é a alopecia areata universal, quando caem os pelos de todo o corpo.
Leia Mais
E vale destacar: não é uma doença contagiosa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Causas
A alopecia pode ser desencadeada por vários fatores: genéticos, autoimunes, estresse, má alimentação, idade, falta de vitaminas, traumas físicos e quadros infecciosos. O que também pode agravar o quadro.
Não dá para prever a evolução da doença, mas o cabelo cresce de novo, mesmo após perda total. Geralmente, os fios renascem com um aspecto branco e adquirem sua cor natural com o tempo.
Isso porque a alopecia não destrói os folículos pilosos, mas apenas os mantêm inativos pela inflamação. Como falamos, cada caso é um caso. Há estudos também falando que apenas 5% dos pacientes perdem todos os pelos do corpo.
Tratamento
Existem diferentes tratamentos e o dermatologista vai saber indicar o melhor. Estimulando o folículo a produzir cabelo novamente, visam controlar a doença, reduzir as falhas e evitar que novas apareçam. Nunca é demais lembrar: evite “automedicação”.
Prevenção
Não há formas de prevenir a doença, pois as causas variam. Porém, os especialistas dão dicas para a pessoa se sentir melhor:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Informação: quanto mais se sabe sobre o problema, maiores as chances de compreender a evolução da doença e reduzir a ansiedade.
- Visual: usar perucas, chapéus e lenços ajuda a proteger a cabeça e deixa o paciente com um visual moderno e estiloso.
- Estresse: evitar ao máximo situações que desencadeiam períodos de estresse, seja no trabalho, na família ou até mesmo num reality show – caso de Lucas Penteado, que abriu esta matéria e está ajudando a população a compreender mais sobre a doença.
Pra ficar nenhuma dúvida, dá play no vídeo:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.