Alopecia areata: o que é a doença, causas, tratamentos e prevenção

Se você assiste o BBB 21 ou acompanha notícias do participante Lucas Penteado, deve ter notado falhas no cabelo do ator, não é mesmo? E deve ter se perguntado também o que são essas falhas. Elas têm um nome: alopecia areata.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é alopecia?

Fomos buscar no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia e descobrimos que trata-se de uma doença inflamatória que provoca a perda de cabelo. Não é uma doença clinicamente grave: seu principal dano ao paciente é emocional.

lucas penteado bbb 21 cabelo falhas alopecia
Imagem: Reprodução/TV GLOBO

Os fios costumam cair causando falhas circulares em pelos e cabelo. A extensão das falhas depende de caso para caso. Poucas regiões podem ser afetadas, mas pode haver também perda total de cabelo. O último caso, alopecia areata total, é mais raro de acontecer. Outro caso raro é a alopecia areata universal, quando caem os pelos de todo o corpo.

E vale destacar: não é uma doença contagiosa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Causas

A alopecia pode ser desencadeada por vários fatores: genéticos, autoimunes, estresse, má alimentação, idade, falta de vitaminas, traumas físicos e quadros infecciosos. O que também pode agravar o quadro.

Não dá para prever a evolução da doença, mas o cabelo cresce de novo, mesmo após perda total. Geralmente, os fios renascem com um aspecto branco e adquirem sua cor natural com o tempo.

Isso porque a alopecia não destrói os folículos pilosos, mas apenas os mantêm inativos pela inflamação. Como falamos, cada caso é um caso. Há estudos também falando que apenas 5% dos pacientes perdem todos os pelos do corpo.

Tratamento

Existem diferentes tratamentos e o dermatologista vai saber indicar o melhor. Estimulando o folículo a produzir cabelo novamente, visam controlar a doença, reduzir as falhas e evitar que novas apareçam. Nunca é demais lembrar: evite “automedicação”.

Prevenção

Não há formas de prevenir a doença, pois as causas variam. Porém, os especialistas dão dicas para a pessoa se sentir melhor:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Informação: quanto mais se sabe sobre o problema, maiores as chances de compreender a evolução da doença e reduzir a ansiedade.
  • Visual: usar perucas, chapéus e lenços ajuda a proteger a cabeça e deixa o paciente com um visual moderno e estiloso.

Imagem: Reprodução/TV GLOBO

  • Estresse: evitar ao máximo situações que desencadeiam períodos de estresse, seja no trabalho, na família ou até mesmo num reality show – caso de Lucas Penteado, que abriu esta matéria e está ajudando a população a compreender mais sobre a doença.

Pra ficar nenhuma dúvida, dá play no vídeo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,857,801SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Por que não?

Hoje recebi um post no facebook, e me veio um estalo! Porque não fazer um blog juntando pequenas boas ações, que nos tiram da nosso...

Cura de bebê cria esperanças de geração sem Aids

Um bebê de 2 anos pode ter sido completamente curado do vírus da Aids! Sua mãe era soro positivo e não fez os tratamentos...

Aos 97 anos, matriarca cearense viaja 2.500 km e realiza o sonho de conhecer o Cristo Redentor [VIDEO]

Quando temos a oportunidade de fazer alguém feliz, ao final, somos nós os beneficiados - o coração fica cheio e todas as pessoas envolvidas,...

Restaurante americano cria rede de solidariedade entre clientes e oferece refeições grátis para quem precisa

Uma coisa não podemos negar: se tem um ensinamento que a pandemia tem deixado é sobre a importância da solidariedade em períodos de crise....

Biblioteca de SP concorre a prêmio de melhor biblioteca pública do ano

A Biblioteca Parque Villa-Lobos é uma das cinco finalistas do prêmio internacional de melhor biblioteca pública de 2018.

Instagram