Estudante cria teste que detecta Covid-19 em 5 minutos e recebe prêmio de Bioengenharia nos EUA

Mesmo com a distribuição e aplicação da vacina para a Covid-19 já acontecendo em alguns países, o número de pessoas doentes ainda é crescente. Por isso, os testes permanecem essenciais no combate, identificação e tratamento do coronavírus.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Então Maha Alafeef, aluna de bioengenharia, da Universidade de Illinois, EUA, se empenhou para desenvolver um teste rápido que identifica a Covid-19 em apenas 5 minutos!

teste para covid em 5 minutos

Como funciona

Maha descobriu que usando um sensor eletroquímico era possível identificar a presença do vírus rapidamente.

O sensor eletroquímico é de papel e usa grafeno, que é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante e o grafite. O grafeno é um componente muito sensível e, por isso identifica o vírus rápido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maha desenvolveu uma configuração de leitura elétrica específica, que detecta apenas o material genético do SARS-CoV-2.

teste para covid em 5 minutos

Resultado rápido

O maior destaque para o exame desenvolvido por Maha é a questão da agilidade. Hoje tem dois tipos de testes muito comuns e que geram resultados mais seguros para a Covid-19.

O primeiro é o RT-PCR que usa reagentes para identificar o RNA viral. Já o segundo é o exame de sangue, que identifica o volume de anticorpos que há no corpo do paciente.

Só que nos dois casos, há desvantagens relacionadas ao tempo necessário para sair o resultado e a exposição ao vírus que o paciente se submete.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

teste para covid em 5 minutos
Foto: pixabay

O exame que Maha e sua equipe desenvolveram possui dois componentes que identificam a quantidade de vírus das amostras em apenas 5 minutos.

Atualmente, estamos vivenciando um evento de mudança de vida que ocorre uma vez em um século“, disse Maha. “Estamos respondendo a essa necessidade global com uma abordagem holística, desenvolvendo ferramentas multidisciplinares para detecção precoce, diagnóstico e tratamento para SARS-CoV-2.

Entre as principais vantagens, está a possibilidade de controlar o sensor eletroquímico via Bluetooth ou wi-fi. Basta um micro-controlador

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além da Covid-19, a equipe de pesquisa também prevê que o sistema seja adaptável para a detecção de muitas doenças e tipos de vírus diferentes.

Além disso, além de rápido e seguro, ele é mais barato do que outros testes existentes no mercado, e consegue, inclusive, detectar o vírus mesmo que sofra mutações.

Prêmios

A estudante recebeu o Prêmio de Desenvolvimento de Carreira da Sociedade de Engenharia Biomédica 2020 (BMES). Este prêmio reconhece alunos de graduação de alto potencial, bolsistas de pós-doutorado ou profissionais em início de carreira na área de engenharia biomédica. “Este prêmio abrirá meu caminho para continuar minha paixão pela ciência, dando-me a oportunidade de compartilhar minha pesquisa com a comunidade científica“, disse ela.

Sobre sua pesquisa, seu professor orientador disse, “ela é uma verdadeira cientista – quando a pandemia COVID-19 aconteceu … ela deu um salto no projeto de biossensor e trabalhou incansavelmente para desenvolver a plataforma plasmônica que foi publicada na ACS Nano este ano.” Alafeef também participa da equipe que colabora de perto com os membros seniores do laboratório e orienta os membros mais novos.

Ela também recebeu 10 prêmios locais e internacionais, incluindo o prêmio “Girl in Science” financiado pela União Europeia, o Golden Key Graduate Scholar Award de 2019. Alafeef publicou 19 artigos nas principais revistas internacionais e conferências, e também foi palestrante no World Science Forum 2017, que reúne os principais cientistas, acadêmicos, tomadores de decisão e inventores do mundo.

Aqui no Brasil, pesquisadores a UFMG também desenvolveram um teste rápido para a Covid-19, que custará apenas R$ 5. Confira a matéria!

Fonte: Buzznicked

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,806,528SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Primeiro corredor sem plásticos do mundo é inaugurado em mercado na Holanda

Zero plástico: corredor conta com mais de 700 produtos com embalagens biodegradáveis, de vidro ou metal Parece que a humanidade está finalmente despertando para a...

O que podemos aprender sobre autismo com a declaração de amor de Marcos Mion ao filho

Aprendizados que nos permitem evoluir como seres humanos!

Vídeo mostra o quão impactante pode ser um pequeno gesto de gentileza

As melhores propagandas são as que não parecem propaganda. Esse princípio parece ter sido esquecido por muitos publicitários. E eis que vemos um belo...

Pizzaria emprega funcionários com deficiências e faz sucesso nos EUA

A ideia da pizzaria é do casal Walter Gloshinski e Judy, de Nevada, Estados Unidos. “Nós fizemos isso porque precisava ser feito”, disse Gloshinski...

Instagram

Estudante cria teste que detecta Covid-19 em 5 minutos e recebe prêmio de Bioengenharia nos EUA 1