Aluna indígena dá show em redação do Enem e sonha em ser dentista para atender comunidade

Moradora da comunidade Xokó, no Sergipe, a jovem indígena Ana Beatriz Rosa Lima, 18 anos, foi destaque entre os estudantes da rede estadual que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de muita garra e dedicação, veio o resultado: 940 pontos na redação. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ana é estudante do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro e, pela terceira vez, realizou as provas do Exame. Seu sonho é cursar Odontologia e, depois, voltar para sua comunidade, localizada na Ilha de São Pedro, para atender seus conterrâneos. 

Suas participações anteriores no Exame foram como ‘treineira’, conquistando 540 e 680 pontos na redação, respectivamente. Mas, desta vez, ela se superou e agora comemora os 940 pontos na prova.

Aluna indígena dá show em redação Enem e sonha em ser dentista para atender comunidade
Foto: Governo do Estado de Sergipe

“A minha preparação se deu com as aulas on-line, aulões organizados pelos professores, além das videoaulas da internet. Eu também assistia às lives do curso pré-universitário da rede estadual e fazia os simulados de redação”, conta a estudante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Ana mora com seus pais e o irmão e sempre recebeu apoio da família. Aliás, sua mãe, Ângela Apolônio Lima, é diretora do colégio onde a jovem estuda e acompanhou de perto a dedicação da filha.

“Não podemos deixar de expressar nossa alegria e o nosso orgulho ao ver a nossa Ana Beatriz, que sempre foi uma aluna dedicada desde que iniciou os estudos, no 1º ano do ensino fundamental”, declara a mãe.

Aluna indígena posa para foto sorrindo de cocar
Foto: Governo do Estado de Sergipe

Segundo a garota, as aulas da professora de Língua Portuguesa, Mariana Apolônio, ajudaram muito. Mariana promoveu diversas oficinas de redação e chegou a propor um tema bem parecido com o que foi pedido no Enem.

Uma futura dentista

Se Ana passar no vestibular, ela terá que sair da comunidade para estudar na UFS, mas, assim que terminar os estudos, pretende voltar para casa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando eu me formar, meu sonho é retornar, pois sei que aqui há esse espaço para trabalhar. Quero ser dentista aqui e ajudar a minha comunidade“, afirmou.

Temos certeza de que você realizará seu sonho, Ana! Assim como foi com a Dra. Dara, índia que se tornou a primeira médica de uma aldeia no MS. Vai com tudo, garota! 💜

Fontes: Governo do Estado de Sergipe e A8SE


Mais uma história inspiradora? Temos! Dá o play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cabra inicia amizade fofinha com pato com deficiência. “Este relacionamento é muito especial”

Uma amizade inesperada, mas muito fofinha, pegou os administradores do Goats of Anarchy (GOA) de surpresa. Uma cabritinha, Gigi, de apenas 7 meses, se...

Tecnologia permite que você fale e entenda qualquer idioma sem nunca ter os estudado

Uma nova invenção promete acabar com as barreiras entre qualquer idioma de uma forma muito, muito, muito fácil! A empresa japonesa Logbar criou um wearable tradutor de...

Vans lança linha de tênis sensoriais para pessoas autistas

A marca Vans, símbolo entre os skatistas, anunciou recentemente o lançamento da coleção Vans Autism Awareness Collection ("Coleção Consciência sobre Autismo da Vans", em tradução...

“Cápsula do tempo” possibilita gravar mensagens em vídeo que só serão vistas no futuro

Uma forma bastante efetiva de cuidar é guardar um dinheiro para a pessoa que tanto amamos tenha perspectivas promissoras.

Caminhoneiros em greve recebem doações de população em MG

200 caminhoneiros em greve estão recebendo água e alimentos da população em acampamento improvisado na BR-381, no Vale do Aço.

Instagram

Aluna indígena dá show em redação do Enem e sonha em ser dentista para atender comunidade 1