Aluno da USP transforma ônibus antigo em clínica para vacinar contra Covid-19

O aluno de arquitetura e urbanismo, Andre Zanolla, teve uma ideia maravilhosa e que vai ajudar muito no combate ao novo coronavírus. Ele idealizou uma clínica móvel montada dentro de um ônibus, que atuará na vacinação, testagem e atendimentos de baixa complexidade, como diagnóstico, medicação intravenosa e exame de sangue.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto, batizado de O-SI (Ônibus de Saúde Imediata), recebeu o financiamento de empresas e instituições de diversos segmentos, como escritório de arquitetura, indústrias químicas e farmacêuticas e do setor de saúde.

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

Clínica é montada em ônibus fora de circulação

Além de ajudar no combate ao coronavírus, o O-SI ainda promove a sustentabilidade. É que a clínicas são instaladas em ônibus antigos, que as empresas de transporte público tiraram de circulação. A maioria desses veículos viraria sucata depois de 10 anos e agora funcionarão como equipamento de saúde complementar, contribuindo para a descentralização dos atendimentos hospitalares.

O custo de cada unidade equipada é de cerca de R$ 200 mil, excluindo-se impostos e equipamentos hospitalares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

A imunização dos ônibus também foi pensada pelo estudante. O O-SI possui um sistema de insuflamento de ar com filtragem que reduz a carga microbiológica no ambiente, sendo capaz de inativar 98% da carga viral de Sars-Cov-2 (coronavírus) presente no ar em pouco mais de três horas. Há também um sistema de recirculação de ar com filtragem que elimina até 99% dos vírus e 99,99% das bactérias.

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

Para além da Covid-19

Apesar de o foco da criação do O-SI ser o combate ao coronavírus, Andre conta que há perspectivas para o uso da clínica para outras vacinas e cuidados. “Além das vacinas para combate à Covid-19, podemos armazenar, distribuir e aplicar outros diversos tipos de vacinas do calendário de imunização nacional”, afirma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

A plataforma O-SI recebeu o primeiro prêmio no A’Design Awards, categoria War on Virus, que buscava identificar as melhores iniciativas de combate à covid-19 em escala mundial. Além disso, recebeu em 2020 menção honrosa no 58° Prêmio Anual do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil), na categoria Reúso e Transformação de Estruturas.

Fonte: UOL

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,637,823SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Da periferia de SP para os EUA: A trajetória do estudante de medicina que virou pesquisador em Harvard

"Como médico quero defender a saúde como direito de todos e agir em sua expansão nas áreas mais periféricas. Como pesquisador, quero produzir conhecimentos que melhorem a vida diária das pessoas”.

Com computador especial, jovem com doença degenerativa rara se torna grande gamer

Samuca tem um canal onde posta dicas e tutoriais sobre jogos.

Mulher palestina faz jardim usando granadas da Guerra

Os confrontos entre Israel e Palestina parecem não ter fim, porém, muitas pessoas dessas regiões afetadas pela guerra já estão cansadas de tudo isso....

Hamburgueria oferece combo em troca de doações de brinquedos em Salvador (BA)

A hamburgueria baiana BurGuiles lançou campanha incrível para celebrar o Natal: em troca da doação de qualquer brinquedo bem conservado, ela oferecerá um combo...

Após se arrepender de tapa em amiga da escola, menino escreve pedido de desculpa

Menino escreveu pedido de desculpa com a ajuda da mãe: “Eu o lembrei que eu sou uma mulher".

Instagram