Aluno da USP transforma ônibus antigo em clínica para vacinar contra Covid-19

O aluno de arquitetura e urbanismo, Andre Zanolla, teve uma ideia maravilhosa e que vai ajudar muito no combate ao novo coronavírus. Ele idealizou uma clínica móvel montada dentro de um ônibus, que atuará na vacinação, testagem e atendimentos de baixa complexidade, como diagnóstico, medicação intravenosa e exame de sangue.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto, batizado de O-SI (Ônibus de Saúde Imediata), recebeu o financiamento de empresas e instituições de diversos segmentos, como escritório de arquitetura, indústrias químicas e farmacêuticas e do setor de saúde.

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

Clínica é montada em ônibus fora de circulação

Além de ajudar no combate ao coronavírus, o O-SI ainda promove a sustentabilidade. É que a clínicas são instaladas em ônibus antigos, que as empresas de transporte público tiraram de circulação. A maioria desses veículos viraria sucata depois de 10 anos e agora funcionarão como equipamento de saúde complementar, contribuindo para a descentralização dos atendimentos hospitalares.

O custo de cada unidade equipada é de cerca de R$ 200 mil, excluindo-se impostos e equipamentos hospitalares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

A imunização dos ônibus também foi pensada pelo estudante. O O-SI possui um sistema de insuflamento de ar com filtragem que reduz a carga microbiológica no ambiente, sendo capaz de inativar 98% da carga viral de Sars-Cov-2 (coronavírus) presente no ar em pouco mais de três horas. Há também um sistema de recirculação de ar com filtragem que elimina até 99% dos vírus e 99,99% das bactérias.

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

Para além da Covid-19

Apesar de o foco da criação do O-SI ser o combate ao coronavírus, Andre conta que há perspectivas para o uso da clínica para outras vacinas e cuidados. “Além das vacinas para combate à Covid-19, podemos armazenar, distribuir e aplicar outros diversos tipos de vacinas do calendário de imunização nacional”, afirma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

clinica O-SI
Foto: USP/ O-SI

A plataforma O-SI recebeu o primeiro prêmio no A’Design Awards, categoria War on Virus, que buscava identificar as melhores iniciativas de combate à covid-19 em escala mundial. Além disso, recebeu em 2020 menção honrosa no 58° Prêmio Anual do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil), na categoria Reúso e Transformação de Estruturas.

Fonte: UOL

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Inspirado pela mãe artesã, homem tricota blusa para dar de presente à namorada [VIDEO]

Quem disse que homem não pode tricotar? 🤔 A cantora Maria Luiza mostrou em um vídeo compartilhado no Instagram seu irmão tricotando uma blusa para...

Casal cria pernas falsas para fazer companhia à gatinha carente enquanto está trabalhando

Considerada 'tímida' por seus donos ao ser adotada em um abrigo de animais de Londres, na Inglaterra, a gata Ziggy começou a mostrar seu...

Escola revoluciona sala de aula ao colocar crianças e idosos para aprenderem uns com os outros

Idosos possuem uma vida de sabedoria, as crianças têm sede de conhecimento e um conceito revolucionário em sala de aula está trazendo as duas gerações...

Senhora de 87 anos usa seu tempo livre para pintar casas e deixar o mundo mais bonito

A missão da tcheca Agnes Kasparkova, de 87 anos, é simples: tornar o mundo um lugar mais bonito. Com simplicidade, simpatia e inspiração, ela vai de casa em...

Instagram

Aluno da USP transforma ônibus antigo em clínica para vacinar contra Covid-19 1