Estudantes da UFF criam jogos que auxiliam idosos a exercitar a mente

Estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveram dois jogos cognitivos que auxiliam idosos a exercitar a mente e identificar potenciais doenças mentais, como a demência e o Mal de Alzheimer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa é parte de um projeto iniciado há pouco mais de um ano e visa integrar diferentes plataformas (como jogos e músicas) com o objetivo de trabalhar os efeitos sensoriais.

[Conheça a história da Liliane: Mulher, negra, periférica, que conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais renomadas do mundo e criou uma vaquinha para custear os estudos, saiba como ajudá-la aqui.]

Os jogos MemoGing e Stroop foram desenvolvidos com a ajuda e coordenação da professora Débora Christina Muchaluat. O MemoGing é um jogo de memória no qual o paciente compara figuras geométricas com outras que aparecem na tela do computador; o Stroop apresenta palavras em cores variadas, sendo que o objetivo é dizer a cor que está vendo e não o significado da palavra.

Alunos da UFF criam jogos para idosos exercitarem a mente

Alunos da UFF criam jogos para idosos exercitarem a mente

A comunidade científica ainda não encontrou uma cura definitiva para o Alzheimer ou a demência, mas há evidências que mostram que é possível retardar e proteger a mente através de exercícios que estimulam a atividade cerebral.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em outras palavras, adquirir novos conhecimentos cria novas conexões entre os neurônios, o que evita o aparecimento dos sinais das doenças.

Alunos da UFF criam jogos para idosos exercitarem a mente

Leia também:

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/TV Brasil/Unsplash

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,714FãsCurtir
1,763,678SeguidoresSeguir
8,639SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem cria escola de lona para alunos carentes em Tocantins e internautas criam vaquinha

Com alguns tecidos, plásticos e madeiras que encontra no lixão, jovem construiu a sua escolinha de reforço. Mas quando chove, ele perde tudo.

Pitbull resgatado de “rinha” não para de sorrir no novo lar

Publicamos no final do ano passado o resgate de 33 pitbulls de uma “rinha” em Itu (SP). O estado dos cães era muito triste. Hoje,...

Menino vende desenhos no portão de casa para ajudar a família e comprar telas

Kayque coloca seus desenhos à venda no portão de casa por R$1,50 para conseguir dinheiro para as telas e para ajudar a família.

Cadeirante que faz entregas em SP sonha ter cadeira motorizada e internautas criam vaquinha

Conheçam o Luciano Oliveira, 44 anos, cadeirante que ficou conhecido por trabalhar como entregador de comida por aplicativo.

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Instagram