Academia inaugurada nos EUA gera energia limpa com exercícios dos alunos

Clique e ouça:

Inaugurada este ano no tradicional bairro Rochester, em Nova York, EUA, a Eco Gym é uma academia e ginásio ecológico onde as pessoas podem gastar suas energias durante o treino, à medida que geram energia limpa que mantém o seu funcionamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A inovadora academia é completamente equipada por bicicletas que capturam a energia cinética do treinamento dos clientes, e a converte em eletricidade que alimenta os equipamentos, os chuveiros e a iluminação.

Eco Gym: alunos geram energia limpa que sustenta academia

Mas a energia não vem só das bikes: no prédio, 20 máquinas cardiovasculares também geram energia – destas, 16 ciclos internos, duas bicicletas reclinadas e duas bicicletas elípticas.

Os equipamentos convertem a energia cinética humana em energia elétrica utilizável através da tecnologia de micro inversores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eco Gym: alunos geram energia limpa que sustenta academia

A energia convertida é medida em quilowatts. Cada equipamento de treino é capaz de produzir 160 watts-hora de eletricidade em um único exercício.

Apesar de sozinha não ser suficiente para abastecer toda a academia, a energia produzida pelos equipamentos é integrada ao sistema de painéis solares fotovoltaicos no telhado; juntos, os dois métodos de energia verde (cinética e solar) alimentam todo o edifício com eficiência.

Eco Gym: alunos geram energia limpa que sustenta academia

A Eco Gym faz parte do projeto Imaginarium, da empresa Net-Zero Energy, mantido por engenheiros e arquitetos futuristas. Eles já trabalharam anteriormente em uma galeria de arte e um centro de ciência na I-Square, em Nova York.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto Imaginarium é focado no desenvolvimento de edificações ecológicas e limpas (“eco-friendly”), como restaurantes, centro de conferências, jardins, escritórios e anfiteatros ao ar livre.

A ideia de aproveitar a energia cinética de academias não é exatamente uma novidade, mas a Eco Gym é pioneira na escala empregada e na eficiência da conversão de energia.

Eco Gym: alunos geram energia limpa que sustenta academia

A promessa é que mais academias como esta sejam abertas a partir de 2020.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Escócia alcança 100% de capacidade de produção de energia eólica

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/SportsArt

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,074,367FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,447SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Policial compra bolo de aniversário para jovem que chorava por terem esquecido a data

O que você faria se todo mundo que você conhecesse esquecesse de seu aniversário? Esta situação, hipotética para muitos, aconteceu com um garoto tailandês....

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Após 8 anos presos em gaiolas, leões de circo são resgatados e pisam na grama pela primeira vez

Não é de hoje que percebemos uma mudança radical nos cuidados aos animais de circo. O público tem cobrado mais responsabilidade com espaço, alimentação...

Internautas impedem falência de camisaria de idoso e vaquinha arrecada mais de R$50 mil em menos de 24h

Genteee, conseguimos! Batemos a meta da vaquinha pro Seu Pedroso não perder sua pequena camisaria, que ele tem há 75 anos. A história do vovô...

Instagram

Academia inaugurada nos EUA gera energia limpa com exercícios dos alunos 13