Inaugurada este ano no tradicional bairro Rochester, em Nova York, EUA, a Eco Gym é uma academia e ginásio ecológico onde as pessoas podem gastar suas energias durante o treino, à medida que geram energia limpa que mantém o seu funcionamento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A inovadora academia é completamente equipada por bicicletas que capturam a energia cinética do treinamento dos clientes, e a converte em eletricidade que alimenta os equipamentos, os chuveiros e a iluminação.
Mas a energia não vem só das bikes: no prédio, 20 máquinas cardiovasculares também geram energia – destas, 16 ciclos internos, duas bicicletas reclinadas e duas bicicletas elípticas.
Leia Mais
Os equipamentos convertem a energia cinética humana em energia elétrica utilizável através da tecnologia de micro inversores.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A energia convertida é medida em quilowatts. Cada equipamento de treino é capaz de produzir 160 watts-hora de eletricidade em um único exercício.
Apesar de sozinha não ser suficiente para abastecer toda a academia, a energia produzida pelos equipamentos é integrada ao sistema de painéis solares fotovoltaicos no telhado; juntos, os dois métodos de energia verde (cinética e solar) alimentam todo o edifício com eficiência.
A Eco Gym faz parte do projeto Imaginarium, da empresa Net-Zero Energy, mantido por engenheiros e arquitetos futuristas. Eles já trabalharam anteriormente em uma galeria de arte e um centro de ciência na I-Square, em Nova York.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O projeto Imaginarium é focado no desenvolvimento de edificações ecológicas e limpas (“eco-friendly”), como restaurantes, centro de conferências, jardins, escritórios e anfiteatros ao ar livre.
A ideia de aproveitar a energia cinética de academias não é exatamente uma novidade, mas a Eco Gym é pioneira na escala empregada e na eficiência da conversão de energia.
A promessa é que mais academias como esta sejam abertas a partir de 2020.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Escócia alcança 100% de capacidade de produção de energia eólica
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/SportsArt
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.