Alunos transformam tema de redação em projeto de inclusão digital para idosos

Foram alguns dias de projeto, mas com efeitos para a vida toda. Especialmente para o senhor João Pena, 61 anos, que recebeu até uma festa surpresa de aniversário dos alunos do 2º e do 3º ano do Colégio Adventista do CPA, em Cuiabá.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um dos funcionários mais queridos e antigos da unidade, ele se emocionou com o gesto. “Foi incrível! Jamais esperava por isso! Tenho uma consideração muito grande por eles. Pois trabalho aqui há 27 anos. A maioria dos alunos conheci ainda criança e agora já estão indo para a faculdade”, revela.

São estes mesmos alunos que ensinam o tio João, como é chamado carinhosamente, a usar o smartphone e as redes sociais. “Eu não imaginava que ele tinha essa dificuldade. Foi uma surpresa! Por isso é importante dar atenção e se importar com as pessoas mais velhas. É assim, com atitudes simples, que a gente pode fazer a diferença na vida dos idosos”, comenta Mirelly Nunes, aluna do 2º ano.

Alunos Cuiabá transformam tema redação projeto inclusão digital idosos

A professora Franciellen Mendes conta que as ações de valorização e inclusão ganharam força com uma proposta de redação. “Antes deles escreverem, conversamos sobre a necessidade de incluir os idosos na sociedade, no mundo virtual e tecnológico. Falamos sobre o Estatuto do Idoso e as dificuldades diversas que eles têm”, explica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também:

No dia 01 de Outubro, o Estatuto do Idoso no Brasil completou 16 anos. O projeto dos alunos marca também a Semana Nacional do Idoso (25/09 a 1º de outubro), quando é celebrado o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade.

Alunos Cuiabá transformam tema redação projeto inclusão digital idosos

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no país cresceu 26% nos últimos seis anos. Estudos do Ministério da Saúde estimam que em 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.

Alunos Cuiabá transformam tema redação projeto inclusão digital idosos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“É um tema atual e que tem possibilidade de cair no Enem deste ano. A reforma da previdência, por exemplo, trará mudanças significativas para estes jovens no futuro. Mas, o principal objetivo era fazê-los refletir sobre as garantias de vida dos idosos”, diz a professora.

Alunos Cuiabá transformam tema redação projeto inclusão digital idosos

Alunos transformam redação em projeto palpável

“A gente percebeu que a proposta de redação poderia se tornar uma intervenção social. Por isso, decidimos agir de forma a incluir mais os idosos em nossas atividades do dia a dia e ajudá-los a se relacionar com a tecnologia e as redes sociais, por exemplo”, diz Isabella Menezes, aluna do 3º ano.

Ela conta que ensinou a avó que mora no Paraná a fazer chamadas de vídeo com o celular para poderem conversar. “Quando falei que ia fazer uma foto da nossa última vídeo chamada para postar nas redes sociais, ela até pediu para se arrumar rapidinho e passar um batom. Porque hoje ela consegue entender o alcance que a internet tem”, pontua Isabella.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alunos Cuiabá transformam tema redação projeto inclusão digital idosos

Uma das propostas do projeto era entrevistar um idoso, tirar uma foto com ele e postar em uma rede social usando as hashtags #RedaçãoReal e #InclusãoDigital3Idade. Para a professora Franciellen o objetivo foi alcançado. “Os idosos se sentiram úteis, valorizados, protagonistas. E depois de uma série de ações singelas, mas significativas, os alunos com certeza mudaram o olhar para com os idosos”, comenta a professora.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fotos: Divulgação

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,844,630SeguidoresSeguir
24,854SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garoto chinês abandonado pela mãe cuida sozinho do pai paraplégico

A história emocionou o país, e diversas pessoas já se disponibilizaram para ajudar os dois.

Rede de lojas alemã anuncia que todos os alimentos frescos que não forem vendidos serão doados no natal

O natal pode ser um período muito feliz, mas também pode ser triste, já que nos faz pensar na quantidade de pessoas que não...

Este cachorro que acabou de ser adotado é a imagem mais linda e feliz do dia

Esta imagem resume muito bem o que é para um cão ganhar uma família depois de viver em um abrigo. Resgatado na semana passada e publicado...

23 fotos que mostram que até os animais respeitam o distanciamento social

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a comunidade científica recomendam que haja um distanciamento social mínimo entre as pessoas para impedir a chance...

Corinthians deixa a tradição de lado e veste site de verde em homenagem à Chapecoense

Corinthians deixou 'tradição' de lado e 'vestiu' o verde em homenagem à Chapecoense.

Instagram

Alunos transformam tema de redação em projeto de inclusão digital para idosos 3