Alunos que tiraram nota mil na redação do ENEM fazem cartilha online

Lucas Felpi, de 17 anos, e outros 55 candidatos (entre 4 milhões!) se destacaram na edição de 2018 do Enem ao tirarem a sonhada nota 1000 na redação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O jovem acabou ficando famoso nas redes sociais, sendo apelidado entre os seus seguidores como o “garoto do Black Mirror no Enem”. Ele tirou a nota máxima na redação citando a antológica série de suspense para embasar seus argumentos.

Com a fama, Lucas vem recebendo milhares de perguntas todos os dias de estudantes país afora pedindo dicas de como tirar uma boa nota na redação do Enem e de outros vestibulares. Em vista de ajudar essas pessoas, ele procurou outros candidatos que também tiraram nota máxima e juntos, lançaram uma cartilha, que

Como milhares de jovens passaram a procurá-lo pedindo dicas para a redação do Enem e de outros vestibulares, ele decidiu procurar os outros candidatos que tinham tirado a nota máxima para lançar uma cartilha com dicas de como mandar bem na escrita do texto.

“Eu soltei essa ideia para os meus seguidores e eles ajudaram a divulgar. Então, conseguimos chegar a outras 30 pessoas que tiveram nota mil”, conta Felpi, que não tinha muita esperança de encontrá-los no início, já que mais de 4 milhões fizeram o exame.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alunos que tiraram nota mil na redação do ENEM fazem cartilha online
Lucas Felpi, 17, foi aprovado em duas universidades dos Estados Unidos. Foto: Reprodução / Instagram

Leia tambémFábrica da Electrolux em São Carlos reduz em 99% o envio de resíduos orgânicos para aterro

Um total de 31 das 55 pessoas ‘nota mil’ disponibilizaram os textos das suas redações para servir como modelo para aqueles que estão estudando para a edição deste ano do Enem. Disponível gratuitamente, a cartilha pode ser acessada aqui.

“As pessoas querem saber como eu estudava, como treinava, com que frequência. Mas também querem saber o que se usa em uma redação nota máxima, quais os exemplos, referências, citações, conectivos, qual a construção do texto”, explica o rapaz.

Alunos que tiraram nota mil na redação do ENEM fazem cartilha online
Cartilha montada pelos estudantes que tiraram nota máxima na redação está disponível gratuitamente. Foto: Lucas Felpi / Acervo Pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Felpi conta que de início tinha pouca confiança de que iria tirar uma boa nota na redação, apesar de treinar semanalmente. Na edição anterior do exame, quando estava no 2º ano do ensino médio, ele tirou 760 pontos. “Fiquei desapontado, pois achava que iria melhor. Então, comecei a estudar muito, fazia uma redação por semana e criei um sistema meu de escrita”.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica a prova nacionalmente, as mulheres representam 76% dos que obtiveram nota máxima na última edição – foram 42 meninas e 13 meninos.

Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram o ranking de redações nota mil. No ano passado o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Alunos que tiraram nota mil na redação do ENEM fazem cartilha online
Lucas ficou conhecido nas redes sociais como o “garoto do Black Mirror no Enem”. Foto: arquivo pessoal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Apesar de ter tirado uma nota excelente (além de 1000 na redação, Felpi tirou 988 em matemática), o jovem não usou sua pontuação para ingressar em uma universidade brasileira. Ele acumula diversas aprovações, desde Engenharia da Computação na USP à Unicamp.

Sua intenção, no entanto, é ingressar numa instituição de ensino no exterior. Lucas foi aprovado em duas universidades americanas, mas ainda aguarda o resultado de outras. “Meu sonho sempre foi estudar fora, mas prestei o Enem como um plano B”. O jovem deve começar as aulas no exterior em setembro.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Lucas Felpi (@lfelpi) em

Leia tambémElectrolux cria curso profissionalizante e traz consciência para o desperdício de alimentos

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: UOL

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

Relacionados

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

996,531FãsCurtir
1,940,187SeguidoresSeguir
9,507SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

USP cria ventilador pulmonar de baixo custo com tecnologia 100% brasileira

Cientistas da USP desenvolveram um protótipo de ventilador pulmonar emergencial capaz de ser produzido em massa para atender a demanda hospitalar de pacientes infectados...

Homem planta 152 milhões de árvores e refloresta manguezal sozinho no Senegal

Um homem aposentado plantou incríveis 152 milhões de árvores em um intervalo de 10 anos às margens do rio Casamansa, no Senegal. Plantando sem parar...

Nesse hotsite especial agrupamos vagas home office para ajudar você

Por conta do coronavirús, as empresas estão adotando o home office para driblar a crise. Para ajudar você que perdeu ou busca por um...

Idoso de 80 anos constrói trenzinho para cães que resgatou das ruas

Um idoso de 80 anos passa seu tempo livre operando o que provavelmente pode ser o trem mais divertido do mundo! O senhor Eugene Bostick...

Cliente antecipa pagamentos para salão de sobrancelha passar por crise do coronavírus

A servidora pública Débora Benon, de Brasília (DF), tinha uma viagem planejada com o marido e os três filhos no início de abril. Mas veio...

Instagram