Alunos da USP constróem carro elétrico capaz de cruzar o país com 5 reais

Na hora de pegar a estrada, sempre temos que colocar no planejamento o custo da gasolina, o que encarece a viagem. Mas já imaginou se você pudesse cruzar o país com apenas R$ 5? Um carro elétrico feito no Brasil aponta para essa possibilidade. Elaborado por alunos da USP de São Carlos, o Venturo acelera rumo ao futuro e à sustentabilidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O protótipo saiu das mãos de uma oficina que há 10 anos pesquisa e constrói veículos de alta eficiência energética, caracterizados por serem pequenos e capazes de percorrer muitos quilômetros gastando o mínimo de energia possível. Em 2013, chegaram a bater o recorde nacional com o projeto do Faísca, apresentado em uma maratona.

Leia também: Lembram do Tamagotchi? Brinquedo dos anos 90 volta com uma edição especial

Segundo a equipe da EESCuderia Mileage, formada por 34 estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), em sua maioria, o novo modelo elétrico de 24 kg poderia cruzar de Norte a Sul do Brasil com pouquíssimo recurso e consegue ser adaptado para uso nas ruas das cidades, seguindo as normas de trânsito.

No momento em que é construído, segue os moldes das competições, o que justifica seu formato monocoque, uma estrutura única que integra o piloto, resultando no alcance de maior velocidade e eficiência energética. Assim, é capaz de rodar durante uma hora e meia com uma velocidade média de 40 km/h. Para recarregá-lo, basta encontrar uma tomada 110 ou 220 volts. Prático, não?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale na sua vida

Sabia que os carros elétricos são movidos a bateria de níquel? A Vale é a maior produtora do minério, que é um dos metais mais versáteis do mundo. Boa parte da produção é destinada para galvanização e baterias. Com aumento da produção de veículos movidos a energia, o níquel é cada vez mais procurado e se torna uma peça essencial ao redor do mundo.

alunos usp carro elétrico

Leia também: Projeto Casa Saudável melhora qualidade de vida em comunidades do Maranhão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,419,547SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Restaurante dá copo de cerveja para cada copo de bitucas de cigarro retiradas da praia

As bitucas de cigarro, ao lado do plástico, são os maiores poluidores dos oceanos. Para combater a poluição em massa desses detritos, algumas iniciativas...

Jovens de periferias contam histórias de ‘dentro para fora’

O projeto ‘Jovens Comunicadores’ visa ampliar o potencial comunicativo de jovens de periferias.

Neurocirurgião reduz salário em 25% para atender mais pacientes

O corte salarial de 25% no hospital em que é assalariado nos EUA possibilita que o neurocirurgião use suas férias prolongadas para seguir com sua vocação filantrópica na Nigéria.

Mãe realiza sonho de intercâmbio do filho vendendo 300 kg de latinhas

O estudante está na Finlândia desde agosto de 2016 e hoje ele já fala inglês, sueco e está aprendendo francês.

Pit bull resgatado de abrigo não dorme sem o seu tutor

Como dizem por aí, a raça pit bull é perigosa, perigosamente fofa! Prova disso é o Kawi, um pit resgatado que vive em Wisconsin (EUA) e que,...

Instagram