Jovem cuida de amigo cego e fotos ajudando a cortar carne e a escrever são provas de uma amizade verdadeira!

Clique e ouça:

As imagens são só um registro rápido de uma amizade cheia de empatia, companheirismo e aprendizado. Os dois garotos moram no interior do Piauí, estudam juntos, cresceram juntos e Jailsom é o melhor amigo de Francisco, e quem o ajuda em todas as suas necessidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Francisco perdeu a visão aos 5 anos de idade, depois de descobrir um tumor no cérebro, de passar por várias cirurgias e dias de internação na UTI. Foi nesse mesmo período em que entrou na pré-escola e conheceu Jailsom, que logo se tornaria o grande amigo da sua vida.

E a parceria é do jeitinho mesmo que a gente vê na foto. Jailsom cuida de tudo para que Francisco não enfrente dificuldades. O amigo é os olhos do outro.

Imagem de selfie de dois amigos sorrindo, um de camisa azul e outro de preto
Foto: Arquivo pessoal

Campanha para David que cuida há 2 anos da sua esposa em estado vegetativo. Clique aqui e contribua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Jailsom mudou de escola para não deixar Francisco sozinho

“Desde a alfabetização, Jailsom estudou comigo. Sempre foi meu amigo, sempre me ajudou, eu o considero como um irmão. Sempre estamos juntos nos momentos bons e nos negativos também”, disse Francisco.

Jailsom ajuda Francisco desde a pré-escola. Ele auxiliou o amigo a escrever as primeiras letras:

Duas crianças sentadas na sala de aula estudando
Jailsom e Francisco são grandes amigos desde a pré-escola. Foto: Arquivo pessoal

O cuidado é tanto que quando o amigo decidiu que iria estudar o Ensino Médio numa escola fora da cidade, Jailsom foi o único da turma que fez questão de também mudar de colégio. O IFPI fica a 23 quilômetros de distância da comunidade Baraúnas, na cidade de Acauã, onde eles moram, e Jailsom não fez objeção para acompanhar o amigo.

Dois amigos participando de congresso escolar na porta de prédio com crachás do evento
Jailsom acompanhou Francisco na mudança de escola. Foto: Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Ele me auxilia em tudo. Nós moramos a 23 quilômetros do IF. Todo dia a gente vai de moto até a estrada e depois pega um ônibus. Todos os dias a gente roda 14 quilômetros de moto e 36 de ônibus, indo e voltando, e ele me ajuda nesse percurso”, disse.

“Eles estudam sempre juntos e Jailsom ajuda Francisco levando de um lugar para outro. É muito bom essa amizade que sei que Francisco saindo com ele sempre está bem cuidado“, disse Dona Francisca, mãe de Francisco.

Jailsom também faz questão de estudar com Francisco, ajudá-lo nas matérias mais práticas e Francisco ajuda a tirar as dúvidas teóricas de Jailsom.

Dois amigos sentados em mesa estudando
Os dois amigos se ajudam um ao outro nos estudos. Foto: Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa minha amizade com o Francisco foi uma das melhores coisas da minha vida. Quando eu estou com ele a autoestima é outra, me sinto bem ao lado dele. É um pessoa que se tornou muito especial para mim pelo tempo que somos amigos e pela pessoa que é, legal, divertido, simpático e um grande amigo que me ajudou sempre quando eu precisei”, disse Jailsom.

Na semana passada, no Dia do Amigo, Jailsom mandou essa mensagem aqui para Francisco:

Print de mensagem enviada por amigo a colega cego no dia do amigo

Eu me sinto muito feliz por saber que eu estou ajudando no desenvolvimento de um amigo meu, por saber que eu estou ajudando ele a adquirir conhecimentos, a se desenvolver, e por sempre ter defendido ele das pessoas que quiseram fazer algum mal a ele. Então, pra mim isso é muito gratificante”, disse o amigo.

Foto de Jailsom ajudando Francisco a cortar carne do almoço em excursão da escola é uma linda demonstração desse cuidado

O registro do momento sublime em que Jailsom ajuda Francisco a cortar a carne do seu próprio almoço foi feito pelo professor de música Rodrigo Melo.

Amigo ajudando o colega cego a cortar a carne do almoço em um restaurante
Foto: Reprodução/Facebook: Rodrigo Melo

O Jailsom é mais que um mero amigo. É um guardião zeloso que é sustento nas adversidades da vida do Francisco. Isso é amizade real e verdadeira. Onde estão os amigos que nos ajudam a comer, a respirar, a ser amigo? Que não percamos nunca a nossa humanidade. Por um mundo com mais Jailsons e Franciscos”, disse o professor.

Imagem de selfie de dois amigos sorrindo, os dois de camisas vermelhas
Foto: Arquivo pessoal

“Ele é uma pessoa que não cansa de adquirir conhecimentos, não cansa de aprender novas coisas, se relaciona bem com todo mundo, não tem medo de enfrentar os obstáculos, então, eu desejo a ele que ele seja muito feliz e vitorioso, pois capacidade ele tem para conquistar o que quiser, que possa realizar todos os seus sonhos e objetivos”, finalizou Jailsom.

Que amizade bonita! Caiu um cisco aqui no meu olho! 😢

selo conteúdo original

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,076,276FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,572SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Policial compra bolo de aniversário para jovem que chorava por terem esquecido a data

O que você faria se todo mundo que você conhecesse esquecesse de seu aniversário? Esta situação, hipotética para muitos, aconteceu com um garoto tailandês....

Após 8 anos presos em gaiolas, leões de circo são resgatados e pisam na grama pela primeira vez

Não é de hoje que percebemos uma mudança radical nos cuidados aos animais de circo. O público tem cobrado mais responsabilidade com espaço, alimentação...

Depois da formatura, ela foi até o trabalho de seu pai, que é pedreiro, para agradecê-lo

Se tem uma coisa que a paraguaia Yudit Romero reconhece é o sacrifício que o pai fez para lhe dar a melhor educação possível. Don...

Instagram

Jovem cuida de amigo cego e fotos ajudando a cortar carne e a escrever são provas de uma amizade verdadeira! 13