Jovem cuida de amigo cego e fotos ajudando a cortar carne e a escrever são provas de uma amizade verdadeira!

As imagens são só um registro rápido de uma amizade cheia de empatia, companheirismo e aprendizado. Os dois garotos moram no interior do Piauí, estudam juntos, cresceram juntos e Jailsom é o melhor amigo de Francisco, e quem o ajuda em todas as suas necessidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Francisco perdeu a visão aos 5 anos de idade, depois de descobrir um tumor no cérebro, de passar por várias cirurgias e dias de internação na UTI. Foi nesse mesmo período em que entrou na pré-escola e conheceu Jailsom, que logo se tornaria o grande amigo da sua vida.

E a parceria é do jeitinho mesmo que a gente vê na foto. Jailsom cuida de tudo para que Francisco não enfrente dificuldades. O amigo é os olhos do outro.

Imagem de selfie de dois amigos sorrindo, um de camisa azul e outro de preto
Foto: Arquivo pessoal

Campanha para David que cuida há 2 anos da sua esposa em estado vegetativo. Clique aqui e contribua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Jailsom mudou de escola para não deixar Francisco sozinho

“Desde a alfabetização, Jailsom estudou comigo. Sempre foi meu amigo, sempre me ajudou, eu o considero como um irmão. Sempre estamos juntos nos momentos bons e nos negativos também”, disse Francisco.

Jailsom ajuda Francisco desde a pré-escola. Ele auxiliou o amigo a escrever as primeiras letras:

Duas crianças sentadas na sala de aula estudando
Jailsom e Francisco são grandes amigos desde a pré-escola. Foto: Arquivo pessoal

O cuidado é tanto que quando o amigo decidiu que iria estudar o Ensino Médio numa escola fora da cidade, Jailsom foi o único da turma que fez questão de também mudar de colégio. O IFPI fica a 23 quilômetros de distância da comunidade Baraúnas, na cidade de Acauã, onde eles moram, e Jailsom não fez objeção para acompanhar o amigo.

Dois amigos participando de congresso escolar na porta de prédio com crachás do evento
Jailsom acompanhou Francisco na mudança de escola. Foto: Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Ele me auxilia em tudo. Nós moramos a 23 quilômetros do IF. Todo dia a gente vai de moto até a estrada e depois pega um ônibus. Todos os dias a gente roda 14 quilômetros de moto e 36 de ônibus, indo e voltando, e ele me ajuda nesse percurso”, disse.

“Eles estudam sempre juntos e Jailsom ajuda Francisco levando de um lugar para outro. É muito bom essa amizade que sei que Francisco saindo com ele sempre está bem cuidado“, disse Dona Francisca, mãe de Francisco.

Jailsom também faz questão de estudar com Francisco, ajudá-lo nas matérias mais práticas e Francisco ajuda a tirar as dúvidas teóricas de Jailsom.

Dois amigos sentados em mesa estudando
Os dois amigos se ajudam um ao outro nos estudos. Foto: Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa minha amizade com o Francisco foi uma das melhores coisas da minha vida. Quando eu estou com ele a autoestima é outra, me sinto bem ao lado dele. É um pessoa que se tornou muito especial para mim pelo tempo que somos amigos e pela pessoa que é, legal, divertido, simpático e um grande amigo que me ajudou sempre quando eu precisei”, disse Jailsom.

Na semana passada, no Dia do Amigo, Jailsom mandou essa mensagem aqui para Francisco:

Print de mensagem enviada por amigo a colega cego no dia do amigo

Eu me sinto muito feliz por saber que eu estou ajudando no desenvolvimento de um amigo meu, por saber que eu estou ajudando ele a adquirir conhecimentos, a se desenvolver, e por sempre ter defendido ele das pessoas que quiseram fazer algum mal a ele. Então, pra mim isso é muito gratificante”, disse o amigo.

Foto de Jailsom ajudando Francisco a cortar carne do almoço em excursão da escola é uma linda demonstração desse cuidado

O registro do momento sublime em que Jailsom ajuda Francisco a cortar a carne do seu próprio almoço foi feito pelo professor de música Rodrigo Melo.

Amigo ajudando o colega cego a cortar a carne do almoço em um restaurante
Foto: Reprodução/Facebook: Rodrigo Melo

O Jailsom é mais que um mero amigo. É um guardião zeloso que é sustento nas adversidades da vida do Francisco. Isso é amizade real e verdadeira. Onde estão os amigos que nos ajudam a comer, a respirar, a ser amigo? Que não percamos nunca a nossa humanidade. Por um mundo com mais Jailsons e Franciscos”, disse o professor.

Imagem de selfie de dois amigos sorrindo, os dois de camisas vermelhas
Foto: Arquivo pessoal

“Ele é uma pessoa que não cansa de adquirir conhecimentos, não cansa de aprender novas coisas, se relaciona bem com todo mundo, não tem medo de enfrentar os obstáculos, então, eu desejo a ele que ele seja muito feliz e vitorioso, pois capacidade ele tem para conquistar o que quiser, que possa realizar todos os seus sonhos e objetivos”, finalizou Jailsom.

Que amizade bonita! Caiu um cisco aqui no meu olho! 😢

selo conteúdo original

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,643,961SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Passageiro cede assento de 1ª classe e realiza sonho de idosa de 88 anos

Prestes a embarcar em um voo, um rapaz decidiu trocar o assento dele na primeira classe para realizar o sonho de uma idosa de...

Use a popularidade do seu aniversário nas redes sociais para ajudar crianças com câncer

A ONG Beaba, nasceu com a intenção de desmistificar o câncer, para quem tem a doença e também para quem auxilia as pessoas no...

Estudantes de SP criam app que alerta e ajuda a prevenir a propagação do Coronavírus

Os alunos da escola técnica de informática do Senac São Paulo, unidade Lapa Tito, desenvolveram um aplicativo capaz de monitorar os horários de pico...

Cozinheiro de 16 anos distribuirá marmitas aos moradores em situação de rua em campanha de Natal

O Natal está chegando e sempre encontramos algumas ações lindas, de pessoas bem especiais, como o Paulo, de 16 anos. Ele é cozinheiro e...

[VÍDEO] Jovem vence paralisia e se torna instrutora de ginástica com movimentos de artes marciais

Aos 21 anos, a jovem venezuelana Katrina Parra ficou paralisada do pescoço para baixo, devido a uma doença rara chamada porfiria, que pode causar paralisia...

Instagram