As imagens são só um registro rápido de uma amizade cheia de empatia, companheirismo e aprendizado. Os dois garotos moram no interior do Piauí, estudam juntos, cresceram juntos e Jailsom é o melhor amigo de Francisco, e quem o ajuda em todas as suas necessidades.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Francisco perdeu a visão aos 5 anos de idade, depois de descobrir um tumor no cérebro, de passar por várias cirurgias e dias de internação na UTI. Foi nesse mesmo período em que entrou na pré-escola e conheceu Jailsom, que logo se tornaria o grande amigo da sua vida.
E a parceria é do jeitinho mesmo que a gente vê na foto. Jailsom cuida de tudo para que Francisco não enfrente dificuldades. O amigo é os olhos do outro.
Leia Mais
Campanha para David que cuida há 2 anos da sua esposa em estado vegetativo. Clique aqui e contribua.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Jailsom mudou de escola para não deixar Francisco sozinho
“Desde a alfabetização, Jailsom estudou comigo. Sempre foi meu amigo, sempre me ajudou, eu o considero como um irmão. Sempre estamos juntos nos momentos bons e nos negativos também”, disse Francisco.
Jailsom ajuda Francisco desde a pré-escola. Ele auxiliou o amigo a escrever as primeiras letras:
O cuidado é tanto que quando o amigo decidiu que iria estudar o Ensino Médio numa escola fora da cidade, Jailsom foi o único da turma que fez questão de também mudar de colégio. O IFPI fica a 23 quilômetros de distância da comunidade Baraúnas, na cidade de Acauã, onde eles moram, e Jailsom não fez objeção para acompanhar o amigo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Ele me auxilia em tudo. Nós moramos a 23 quilômetros do IF. Todo dia a gente vai de moto até a estrada e depois pega um ônibus. Todos os dias a gente roda 14 quilômetros de moto e 36 de ônibus, indo e voltando, e ele me ajuda nesse percurso”, disse.
“Eles estudam sempre juntos e Jailsom ajuda Francisco levando de um lugar para outro. É muito bom essa amizade que sei que Francisco saindo com ele sempre está bem cuidado“, disse Dona Francisca, mãe de Francisco.
Jailsom também faz questão de estudar com Francisco, ajudá-lo nas matérias mais práticas e Francisco ajuda a tirar as dúvidas teóricas de Jailsom.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Essa minha amizade com o Francisco foi uma das melhores coisas da minha vida. Quando eu estou com ele a autoestima é outra, me sinto bem ao lado dele. É um pessoa que se tornou muito especial para mim pelo tempo que somos amigos e pela pessoa que é, legal, divertido, simpático e um grande amigo que me ajudou sempre quando eu precisei”, disse Jailsom.
Na semana passada, no Dia do Amigo, Jailsom mandou essa mensagem aqui para Francisco:
“Eu me sinto muito feliz por saber que eu estou ajudando no desenvolvimento de um amigo meu, por saber que eu estou ajudando ele a adquirir conhecimentos, a se desenvolver, e por sempre ter defendido ele das pessoas que quiseram fazer algum mal a ele. Então, pra mim isso é muito gratificante”, disse o amigo.
Foto de Jailsom ajudando Francisco a cortar carne do almoço em excursão da escola é uma linda demonstração desse cuidado
O registro do momento sublime em que Jailsom ajuda Francisco a cortar a carne do seu próprio almoço foi feito pelo professor de música Rodrigo Melo.
“O Jailsom é mais que um mero amigo. É um guardião zeloso que é sustento nas adversidades da vida do Francisco. Isso é amizade real e verdadeira. Onde estão os amigos que nos ajudam a comer, a respirar, a ser amigo? Que não percamos nunca a nossa humanidade. Por um mundo com mais Jailsons e Franciscos”, disse o professor.
“Ele é uma pessoa que não cansa de adquirir conhecimentos, não cansa de aprender novas coisas, se relaciona bem com todo mundo, não tem medo de enfrentar os obstáculos, então, eu desejo a ele que ele seja muito feliz e vitorioso, pois capacidade ele tem para conquistar o que quiser, que possa realizar todos os seus sonhos e objetivos”, finalizou Jailsom.
Que amizade bonita! Caiu um cisco aqui no meu olho! ?
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.